Sábado e domingo com chuva persistente e intensa

No sábado, 19, áreas de instabilidade combinadas com a formação de uma área de baixa pressão próxima a costa de Santa Catarina, favorecem a ocorrência de chuvas em todo o estado a partir da madrugada.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 5,880 visualizações,  16 views today

A formação de um sistema de baixa pressão (ciclone) próximo do litoral de Santa Catarina vai trazer chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, com trovoadas isoladas e totais elevados em curto intervalo de tempo, em média de 50 a 70mm e pontuais acima de 100mmsobretudo no Litoral e áreas próximas, com risco de alagamentos, neste fim de semana. No domingo, 20, a chuva persiste na Grande Florianópolis e Litoral Sul, mais intensa na madrugada e início da manhã, segundo a Epagri/Ciram.

Nesta sexta-feira, 18, um sistema de alta pressão se desloca para o oceano, mas segue favorecendo o aporte de umidade em direção à Santa Catarina mantendo o tempo com predomínio da nebulosidade em todo o estado. Entre a tarde e a noite novas áreas de instabilidades se formam na divisa com o Paraná, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva isoladas nessas regiões.

No sábado, 19, áreas de instabilidade combinadas com a formação de uma área de baixa pressão próxima a costa de Santa Catarina, favorecem a ocorrência de chuvas em todo o estado a partir da madrugada. No litoral a previsão é de chuva volumosa ao longo do dia, com acumulados que podem passar de 70 mm.

No domingo, 20, o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano, não mais provocando rajadas fortes de vento mas ainda provocando chuva na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, o tempo permanece com predomínio da nebulosidade e poucas aberturas de sol. Assim, a manhã será de temperaturas entre 6°C e 9°C entre os planaltos, Alto Vale do Itajaí e a porção oeste e entre 11°C a 15°C nas demais áreas. A tarde as máximas não sobem muito: chegam aos 22°C no Litoral Norte e variam de 14°C a 20°C nas demais regiões.

Entre segunda, 21, e terça-feira, 22, o avanço de novas instabilidades, associadas a áreas de baixa pressão, voltam a provocar chuva em Santa Catarina. As temperaturas seguem amenas durante as tardes, sem muita elevação em todo o estado.

Em Laguna

Sexta: mínima 7ºC e máxima 16ºC – Nebulosidade variável com chuva a partir da tarde;
Sábado: mínima 8°C e máxima 13ºC – Encoberto com chuva;
Domingo: mínima 11ºC e máxima 17ºC –
Chuva, melhorando no decorrer do dia;
Segunda:
mínima 13ºC e máxima 17ºC –Nebulosidade variável com chuva a partir da tarde.

Veja os detalhes

Sexta-feira (18/06):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva no decorrer do dia na maioria das regiões.
Temperatura: baixa, com pequena elevação durante o dia.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) em SC.

Sábado (19/06):
Tempo: instável com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, com totais mais elevados no norte do estado e especialmente no Litoral devido a formação de um sistema de baixa pressão (ciclone) próximo a essa região.
Temperatura: baixa, com pequena elevação durante o dia.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas de 50 a 60km/h no Litoral.

Domingo (20/06):
Tempo: mais nuvens na madrugada e manhã em SC, com chuva especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Sul. No decorrer do dia, o ciclone afasta-se para alto mar e o sol aparece em boa parte do estado.
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: leste a sudeste, fraco a moderado com rajadas de 40 a 50km/h no Litoral.

Segunda-feira (21/06):
Tempo: predomínio de nuvens com chuva a partir da manhã do oeste ao norte do estado e nas demais regiões a partir da tarde devido a outro cavado.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste, fraco a moderado.