Quinta-feira segue com chuva em Laguna, melhorando a partir de sexta

Conforme a previsão do tempo, permanece o risco moderado a alto para ocorrências associadas à chuva volumosa, como os alagamentos e deslizamentos. Nas próximas horas, a instabilidade afasta-se em direção ao mar, diminuindo o volume de chuva no Litoral. Mesmo assim, permanece a condição de tempo instável em SC até quinta-feira.

O risco de deslizamentos e chance de novos alagamentos continuam ao longo desta quarta-feira, 9 e a próximo quinta, 10, em Laguna. Isso porque, a chuva só deve cessar nos próximos dias, o que mantém o alerta para região Sul, segundo a Epagri/Ciram.

Nesta quarta-feira, 9, o tempo segue com nebulosidade variável e condição de chuva isolada. Na quinta-feira, 10, a previsão ainda indica chuva e risco de temporal isolado. Em áreas do Litoral e na região Florianópolis Serrana, persiste o risco de deslizamentos e novos alagamentos por causa do solo encharcado. Poderão ocorrer temporais isolados, com raios, rajadas de vento e granizo. O tempo começa a melhorar na sexta-feira, 11, com a chegada de uma massa de ar frio, de origem polar.

A Epagri informou ainda que o acumulado de chuva de ontem(08/06) para hoje (09/06) superou os 100 milímetros no Litoral de Santa Catarina. Totais superiores a 50 mm ocorreram entre o Meio-Oeste e Sul de SC, e especialmente nas áreas entre Itajaí e Tubarão, com valores de 150mm (Camboriú) e 170mm (Itajaí e Tubarão). Os elevados volumes de precipitação concentraram-se na madrugada desta quarta-feira, 9. A chuva, segundo a Epagri, está associada ao predomínio de ventos de leste em superfície, que favorecem o transporte de umidade do mar para o Litoral de SC, e à atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera.

Nas próximas horas, a instabilidade afasta-se em direção ao mar, diminuindo o volume de chuva no Litoral. Mesmo assim, permanece a condição de tempo instável em SC até quinta-feira onde deve ocorrer ainda as pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, podendo ocorrer pontuais elevados. Em áreas do Litoral e Florianópolis Serrana permanece o risco de deslizamentos e novos alagamentos, devido ao solo encharcado com a chuva intensa ocorrida nas últimas 24h. Há risco de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo.

O tempo deve melhorar de forma gradativa na sexta, 11, quando a passagens das instabilidades juntamente com a entrada de uma área de alta pressão atmosférica muda o tempo no estado. O dia amanhece nublado, mas o sol aparece no decorrer da tarde.

Orientações da Defesa Civil

A DCSC reforça que ao observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil do seu município. Estes sinais indicam o risco de deslizamento.

A chuva volumosa também pode provocar inundações, enxurradas e alagamentos. Nestes casos, em situação de risco, a recomendação é buscar abrigo em local seguro. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados para o suporte necessário em segurança.

Em caso de emergências, acione socorro pelos telefones 199, 193 ou (48) 99660-1054 (Defesa Civil Municipal).

Cuidados

O Corpo de Bombeiros orienta que a população se mantenha segura em casos de alagamentos. Veja dicas:

– ao perceber que existe a possibilidade de alagamento na sua residência, desligue o quadro de luz, tire os eletrodomésticos da tomada e separe remédios, roupas e itens essenciais, além de água e alimentos. Se possível procure um local seguro para se abrigar;

–  em residências com pessoas acamadas, gestantes, crianças e idosos, é imprescindível que aos primeiros sinais de alagamento ou movimentação de solo, estas pessoas sejam levadas com prioridade para um local seguro. Se for necessário suporte, o CBMSC deve ser acionado pelo telefone 193.

– não caminhe em áreas alagadas, pelo risco de choques elétricos, quedas ou arrastamento pela força da água, além da possibilidade de contrair doenças pela água contaminada;

– não transite de carro pelas áreas com acúmulo de água;

–  se  houver sinal de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair ou descida de terra com água, saia do local de risco e acione o CBMSC, pelo telefone 193 em caso de emergência, ou a Defesa Civil, pelo telefone 199, para avaliação de risco;

– após os alagamentos, só saia de casa em caso de necessidade até que a situação seja normalizada no município. Em situação de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.

Em Laguna

Quarta: mínima 16ºC e máxima 22ºC – Encoberto com chuva;
Quinta: mínima 13°C e máxima 19ºC – Chuva, melhorando à noite;
Sexta: mínima 9ºC e máxima 17ºC –
Encoberto, melhorando no decorrer do dia;
Sábado:
mínima 7ºC e máxima 15ºC –Ensolarado.

Veja os detalhes

Quarta-feira (09/06):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol e condição de chuva isolada ainda em SC.
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) próximo ao litoral do RS e SC, afastando-se para o oceano no decorrer do dia.

Quinta-feira (10/06):
Tempo: instável com condição de chuva e trovoadas isoladas em SC, no decorrer do dia.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste a noroeste, passando a sul do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

Sexta-feira (11/06):
Tempo: mais nuvens na madrugada e manhã, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC. No decorrer do dia, o sol aparece em boa parte do estado.
Temperatura: em declínio, sobretudo a partir da tarde com devido o avanço de uma massa de ar frio de origem polar. A mínima ocorrerá à noite,
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Planalto Sul e Litoral.

Sábado e Domingo (12 e 13/06):
Tempo: seco e frio, com dias ensolarados em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa, com condição de geada ao amanhecer especialmente do Oeste ao Planalto, devido a massa de ar frio.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.