Prevenção em dicas: Tráfego em dias de chuva

Dias de chuva geralmente estampam as capas de jornais com graves acidentes e isso causa certos arrepios na mente dos condutores. Sabemos que o medo de dirigir em condições adversas pode ser diminuído, quando o motorista se atém a alguns princípios e análise do cenário.
Ilustração: Evilym Lima/Editoria de Arte
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 984 visualizações,  8 views today

Dias de chuva geralmente estampam as capas de jornais com graves acidentes e isso causa certos arrepios na mente dos condutores.

Sabemos que o medo de dirigir em condições adversas pode ser diminuído, quando o motorista se atém a alguns princípios e análise do cenário.

Claro que estamos falando da real situação das vias brasileiras, que não dispõe do mínimo de segurança viária – para pedestres e veículos automotores.

Existe quatro tipos de análise a ser realizada antes de realizar um deslocamento com veículo, que são:

  • Análise mecânica e elétrica do veículo: Todo equipamento, máquina, veículo, etc. tem vida de uso limitado pelo desgaste natural das peças. O sistema mecânico principal é o motor, caixa de câmbio, suspensão e freios, e devem ser revisados constantemente; O sistema elétrico é composto pelo sistema de iluminação e som/imagem. Neste caso a ênfase é para os faróis e lanternas, que devem estar sempre em plena operação – tanto de dia quanto na parte noturna!
  • Análise do Condutor: Fala-se muito no tipo de condução, defensiva ou ofensiva. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dita que a formação dos condutores deve reforçar a conduta dos motoristas para uma direção defensiva, que delimita quais os cuidados necessários que o motorista deve ter enquanto estiver conduzindo um veículo automotor, no sentido de preservar a vida em qualquer condição.
  • Análise da via: Baseia-se na situação da pista/via. Muitos casos de acidentes em dias de chuva ocorrem por aquaplanagem (pneu liso contribui para isso), buracos, desníveis, sinalização precária, etc.
  • Análise dos usuários do sistema de Trânsito: Aqui podemos falar diretamente aos pedestres e ciclistas (distância de 1,5 nas manobras) – ler Artigo 201 do CTB. Na maioria das vezes por uma questão de visibilidade, falta de infraestrutura para esses usuários, ocorre uma disputa de espaço e isso é prejudicial, principalmente em dias de baixa visibilidade.

Mas o que podemos fazer para evitar acidentes em dias de chuva?

Siga as nossas Dicas de Segurança abaixo:

  • Evite ficar em filas, principalmente entre caminhões;
  • Se não for possível, deixe uma distância segura entre os veículos;
  • Sinalize sempre todas as manobras;
  • Ligue o “alerta” quando houver necessidade ou para alertar motoristas e pedestres de algum perigo;
  • Reduza a velocidade, principalmente próximo de cruzamentos;
  • Evite locais alagados, mesmo com veículo mais alto, você não sabe o que está abaixo da lâmina de água;
  • Limpe bem os vidros de seu veículo e saiba usar o sistema de ar-condicionado para realizar o desembaçamento do para-brisas.
  • Verifique as palhetas do limpador de para-brisas e o reservatório de água;
  • Em caso de acidentes, comunique imediatamente o 190, 193 e 191 (Rodovias Federais), repasse o máximo de informações possíveis do fato!

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Útimas Notícias

Relacionados

Previous
Next