Patrimônio negro de Laguna é tema de artigo da Udesc em revista internacional

O artigo "Esquecer, para não lembrar: o patrimônio negro invisibilizado no centro legalmente protegido da Laguna, Brasil"  foi escrito pela professora Danielle Rocha Benício e por três acadêmicas: Ivie Mesquita, Letícia Damazio de Jesús e Maria Laura dos Santos Sebastião.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 2,868 visualizações,  8 views today

Um estudo sobre conservação de patrimônio feito por pesquisadoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi publicado na revista Ge-conservación, sediada em Madrid, na Espanha.

O artigo “Esquecer, para não lembrar: o patrimônio negro invisibilizado no centro legalmente protegido da Laguna, Brasil”  foi escrito pela professora Danielle Rocha Benício e por três acadêmicas: Ivie Mesquita, Letícia Damazio de Jesús e Maria Laura dos Santos Sebastião. Acesse o artigo.

O trabalho é resultado da apresentação feita no 3º Congresso Ibero-americano Investigações em Conservação do Património, evento online realizado em 2020 pela Universidade de Lisboa, em Portugal. Confira a apresentação neste link.

Iniciação científica

O artigo e a apresentação feita no congresso tiveram origem na ação de iniciação científica “O invisível no visível da Laguna: os espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade lagunense”, que é desenvolvida na universidade estadual.

A ação é coordenada pela professora Danielle, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Centro de Artes (Ceart), com participação das três acadêmicas que assinam o artigo, vinculadas ao Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna.

Para Danielle, o trabalho “traz novas luzes acerca da preservação que privilegia o patrimônio vinculado ao colonizador, de origem portuguesa cristã, ‘esquecendo’ as contribuições da população negra escravizada.”

Originalidade e relevância

Os dois revisores que avaliaram o artigo consideraram o estudo “excelente” pela originalidade e a relevância das informações científicas apresentadas.

Segundo os pareceristas, além de “muito relevante”, o estudo traz “uma boa contribuição ao campo da história da arquitetura e preservação do patrimônio.”

De acordo com Danielle, a publicação do artigo na revista espanhola reforça a importância da temática da pesquisa para a cidade de Laguna, consistindo numa valiosa resposta da Udesc aos investimentos públicos para a sociedade catarinense.