Livros sobre Anita Garibaldi marcam retomada cultural de Brusque, no Vale do Itajaí

Segundo o instituto, nas próximas semanas, atos de lançamento das duas obras devem ocorrer em cidades da Serra e em mais municípios conveniados em Santa Catarina.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,000 visualizações,  8 views today

Duas obras sobre Anita Garibaldi foram lançadas para o público de Brusque, no Médio Vale do Itajaí, no sábado, 12. Os livros foram editados pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) como parte das comemorações do bicentenário da heroína dos dois mundos, celebrados este ano, e marcaram a retomada da cultural da cidade.

O evento, realizado com respeito às normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, foi uma promoção do Clube Filatélico Brusquense e a Maçonaria, com apoio do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), reuniu importantes nomes da sociedade cultural, acadêmica e literária do Médio Vale do Itajaí.

“Ficamos extremamente honrados de ter participado deste grande evento e mais contentes ainda de ele marcar a retomada cultural de Brusque, uma cidade tão importante para nossa Santa Catarina, assim como Anita Garibaldi”, diz Adilcio Cadorin, diretor do CulturAnita e autor da obra Anita: Guerreira da República e da Liberdade e coautor de Dois Mundos e Uma Rosa para Anita, em conjunto com Andrea Antonioli, Giampaolo Grili, Annita Garibaldi e outros nomes ligados ao projeto do bicentenário da heroína.

“É um evento que muito nos honra. Anita já foi reproduzida em muitos selos no Brasil e no exterior e como o clube cuida desses assuntos relacionados à filatelia, surgiu um interesse de fazermos esse ato aqui em Brusque. Foi um ‘casamento’ mais que perfeito, foi excelente”, diz Jorge Paulo Krieger Filho, presidente do clube.

O evento realizado pelo CulturAnita e suas entidades parceiras foi considerado por muitos dos presentes como a retomada cultural da cidade. As ações de evocação cultural do município, desde a arte à escrita, estavam suspensas desde o ano de 2020, quando teve início a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o instituto, nas próximas semanas, atos de lançamento das duas obras devem ocorrer em cidades da Serra e em mais municípios conveniados em Santa Catarina. O livro pode ser adquirido na loja virtual da entidade lagunense (acesse aqui).

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna