Empréstimo pessoal vale a pena? Conheça suas vantagens

O empréstimo pessoal é uma ótima alternativa para pagar suas dívidas ou conseguir o capital social necessário para empreender.
Divulgação

Você já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro em pouco tempo, não tinha reserva de emergência e também não conhecia ninguém que pudesse emprestar? Em um momento como esse, fazer um empréstimo pessoal pode ser a solução.

Essa modalidade oferece taxas menores do que as do cartão de crédito e sua liberação pode ser feita em até 24 horas.

Mas ainda sim é preciso tomar cuidado antes de solicitar o serviço para que ele não se torne mais uma dívida. Conheça quais são as vantagens do empréstimo pessoal no texto de hoje. Confira!

O que é e como funciona o empréstimo pessoal?

Nessa categoria de empréstimo de dinheiro feito por instituições financeiras, o cliente não precisa indicar como usará o dinheiro solicitado.

Mas para fornecer esse serviço, todos os meses a instituição cobra uma taxa de juros, que pode variar de acordo com a negociação e a análise de crédito do cliente, além do valor a ser emprestado.

Quem decide utilizar esse serviço não precisa ter cadastro prévio na instituição, mas para que o empréstimo seja liberado. É feita uma análise de crédito de acordo com suas condições da empresa para conceder o empréstimo.

As exigências para uma solicitação de empréstimo são: ser maior de 18 anos, ter documento de identidade e CPF válidos e ser residente no Brasil.

Benefícios do empréstimo pessoal

Conheça as principais características do empréstimo pessoal:

  • Processo de contratação simplificado;
  • Praticidade;
  • Taxas de juros baixas;
  • Margem para negociação das taxas de juros, forma de pagamento e data de vencimento das parcelas;
  • Pode ser solicitado por qualquer pessoa;
  • Pode ser feito pela internet;
  • Livre utilização;
  • Dinheiro liberado em até 24 horas, geralmente.

Situações em que um empréstimo pessoal pode te ajudar

Você pode utilizar esse recurso quando passar por alguma emergência. Se você não tiver uma reserva de dinheiro, o empréstimo pessoal é uma ótima alternativa para não se endividar ainda mais.

Além disso, um empréstimo pessoal pode ser uma ótima forma de realizar seu sonho de empreender. Receber um capital de forma rápida, sem a necessidade de apresentar garantias em curto prazo e com taxas atrativas pode ser o que faltava para tirar seu sonho do papel. Ou se preferir, busque saber mais sobre o empréstimo para empresa. Ele é uma ótima alternativa para pequenos, médios e grandes empreendedores que querem alavancar o seu negócio.

O ideal é solicitar um empréstimo pessoal para fazer compras que você faria usando o cartão de crédito ou o cheque especial. Por isso, antes de solicitar seu empréstimo, lembre-se de que você terá que pagar suas parcelas nos próximos meses. Além disso, se a parcela for debitada da sua conta-corrente, lembre-se de sempre deixar esse valor disponível em sua conta para não correr o risco de ficar inadimplente.

Esse também é um ótimo recurso para quitar ou diminuir suas dívidas, já que as taxas de juros são bem mais baixas do que as do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo. Assim você não precisa contar sempre com aquela renda extra no final do mês, com o cartão magazine luiza ou mesmo com a ajuda do governo, como o auxílio do bolsa família, para manter as contas sempre em dia. Mas caso precise ainda precise da renda do programa, acompanhe aqui o calendário do bolsa família 2021 e fique por dentro de todas as suas datas.

Dicas para pedir um empréstimo com segurança

Se você precisar de um empréstimo, precisa saber que há ferramentas para tornar essa operação mais segura e mais barata. Confira nossas dicas antes de solicitar seu empréstimo pessoal:

Procure uma instituição financeira confiável

Para ter certeza de que a instituição financeira é confiável, procure conhecer a reputação da empresa. Isso pode ser feito com buscas online em sites como Reclame Aqui e até mesmo nas redes sociais. Também é importante analisar todas as taxas que a empresa cobra e as condições de pagamento que ela oferece.

Você também pode pesquisar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal. Essa informação normalmente fica disponível no site da empresa ou nos sites de busca. No site do Banco Central, você pode descobrir se a agência tem autorização para fazer operações financeiras ou mesmo descobrir possíveis processos sobre a financeira.

Não se esqueça de que nenhuma empresa séria pede pagamentos antecipados para fornecer empréstimos.

Calcule todos os custos que você terá com o empréstimo

Além do valor do empréstimo dividido em parcelas, você também precisará pagar taxas de juros, taxa de manutenção da instituição financeira, seguro, encargos e tarifas sobre o empréstimo. Empresas que fazem empréstimo online normalmente disponibilizam simuladores para você ter acesso a todas essas informações antes mesmo de solicitar seu empréstimo.

É possível solicitar um empréstimo para negativado?

Algumas instituições financeiras preferem não fornecer empréstimo para negativado. Isso porque buscam ter lucro de forma segura, e como negativados são vistos como instáveis ou maus pagadores, normalmente essas pessoas encontram dificuldades quando precisam pedir empréstimos.

Porém, algumas instituições chegam a oferecer o serviço de empréstimo pessoal para inadimplentes, mas fazem isso com prazos de pagamento mais curtos e taxas mais altas do que quando o serviço é oferecido para pessoas com o nome limpo.

Quem está com nome sujo, mas mesmo assim precisa de um empréstimo, tem a opção de buscar um empréstimo com garantia. Nessa modalidade, o cliente dá um bem como garantia à instituição financeira. Esse bem pode ser um imóvel, um veículo ou até mesmo um celular. Assim, a instituição financeira tem sua garantia e o cliente consegue o dinheiro quando necessário.

Mas, é preciso tomar cuidado antes de solicitar um empréstimo com garantia, porque se você não conseguir pagar as parcelas contratadas, poderá realmente ter que entregar o bem oferecido como garantia.

Antes de fazer um empréstimo de qualquer categoria, é muito importante fazer as contas e avaliar todas as suas opções e condições para não acabar assumindo uma dívida com a qual não terá condições de arcar no futuro.

Previous
Next