O convênio para as obras de desassoreamento e enrocamento da Barra do Camacho será assinado nesta quinta-feira, 1º, pelo governador Carlos Moisés (PSL), que cumpre agenda em Jaguaruna. O chefe do Executivo também irá a Treze de Maio e Sangão, onde também anunciará investimentos.
Na cidade das praias, também será lançado o programa SC Mais Pesca, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pesca (SAR) e inaugurado a pavimentação do acesso ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. A agenda começa a partir das 14h.
Estimativas da prefeitura de Jaguaruna apontam que 1,2 mil famílias são afetadas de forma direta pelo prejuízo causado pela falta de água no canal. O local foi reaberto, paliativamente, no último mês.
Entenda
O desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo do leito do canal, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais. Em torno de R$ 4,5 milhões vão ser usados.
Já o enrocamento, consiste na colocação de um conjunto de blocos de pedra ou de outro material (como cimento), lançados uns sobre os outros dentro da água para servir como lastro para fundação de obra hidráulica ou para servir, quando usado à superfície ou muito extenso, como quebra-mar ou proteção contra a erosão das ondas. Para esse serviço, devem ser aplicados R$ 5 milhões.