Vídeo: Projeto de pesquisa registra baleias-jubartes, toninhas e raia-manta em Laguna

"O registro de outras espécies de cetáceos e até mesmo da raia manta avistada hoje é muito importante e pode contribuir para os esforços de conservação realizados pelos projetos que as pesquisam. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira", destacou Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 2,464 visualizações,  4 views today

Baleias-jubarte, toninhas e uma raia-manta foram avistadas, neste sábado, 15, pelo Projeto Franca Austral (ProFRANCA) na praia de Itapirubá Sul. O avistamento foi verifico durante uma saída a campo para apurar se tratava-se de uma baleia-franca, o que poderia ser o anúncio da chegada desta espécie para a temporada reprodutiva na região, que vai de julho a novembro.

A equipe do projeto foi até o morro de Itapirubá e fez uso dos pontos usados para monitorar baleias-francas para analisar o mamífero, confirmando que era uma jubarte (Megapter novaengliae). Eram três grupos, formados por cinco baleias. Anteriormente, exemplares da espécie apareceram nas praia do Campeche, em Florianópolis, e do Mar Grosso, em Laguna.

As jubarte também migram para o litoral brasileiro para reproduzir, como as baleias-franca mas a principal área de concentração delas é o Banco dos Abrolhos, extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

Outros mamíferos

Também neste sábado, o projeto avistou três toninhas (Pontoporia blainvillei), menores golfinhos que aparecem costa brasileira e que estão ameaçados de extinção. Já próximo à uma das baleias-jubarte foi avistada também uma raia manta, que se trata de uma das maiores espécies de raia do mundo e, igualmente, em risco de desaparecer, considerada vulnerável na lista vermelha mundial. Foi a primeira vez que o ProFRANCA avistou esta espécie na região.

“O registro de outras espécies de cetáceos e até mesmo da raia manta avistada hoje é muito importante e pode contribuir para os esforços de conservação realizados pelos projetos que as pesquisam. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira”, destacou Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA.