Previous
Next

Risco de temporais isolados no fim desta sexta e madrugada de sábado

Segundo a Defesa Civil, no decorrer da madrugada de sábado, 22, a chuva e os temporais se espalham para as demais regiões do estado.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Uma área alongada de baixa pressão atuante na região, além do deslocamento de uma nova frente fria em Santa Catarina, deve trazer pancadas de chuva com risco de temporais isolados, raios e rajadas de vento, principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir do final da tarde.

Segundo a Defesa Civil, no decorrer da madrugada de sábado, 22, a chuva e os temporais se espalham para as demais regiões do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos de moderada a forte intensidade.

O ciclone extratropical favorece o transporte de umidade do mar em direção ao litoral, Vale, o que deixa essas áreas com variação de nuvens e chance de chuva isolada ainda no início de domingo, 23. Espera-se rajadas de ventos de Oeste a Sudoeste, com moderada a forte intensidade (50 a 75 km/h) no Centro-Leste. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos. Nas demais regiões, com a entrada de uma massa de ar frio e seco, o dia é de predomínio de sol a poucas nuvens.

Na segunda, 24, e terça-feira, 25, a massa de ar frio e seco favorece dias com predomínio de sol a poucas nuvens. Ainda, há chances de geada na porção oeste e Planaltos entre a madrugada e amanhecer destes dias.

Em Laguna

Sexta: mínima 10ºC e máxima 23ºC – Encoberto com chuva no decorrer do dia;
Sábado: mínima 13°C e máxima 26ºC –Chuva, melhorando no decorrer do dia;
Domingo: mínima 9ºC e máxima 19ºC –
Sol com algumas nuvens;
Segunda:
mínima 7ºC e máxima 17ºC –Ensolarado.

Veja os detalhes

Sexta-feira (21/05):
Tempo: céu encoberto com chuva isolada pela manhã do Planalto ao Litoral. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e chuva a partir da tarde e noite. Há risco de trovoadas e temporais isolados, principalmente no Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no RS, com influência em SC.

Sábado (22/05):
Tempo: instável com chuva e trovoadas isoladas na madrugada e manhã devido ao rápido deslocamento de uma frente fria. No decorrer do dia, nebulosidade variável com chuva isolada e aberturas de sol.
Temperatura: mais amena no oeste e sul do estado, com maior elevação no Litoral e norte de SC. A partir do fim do dia, temperatura em declínio.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (23/05):
Tempo: mais nuvens e nevoeiros na madrugada e início da manhã, melhorando com sol no decorrer do dia na maioria das regiões de SC.
Temperatura: em declínio com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (24/05):
Tempo: seco e ensolarado em SC, com nevoeiros isolados ao amanhecer.
Temperatura: baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado (acima de 700/800 metros) com condição para formação de geada ao amanhecer.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.