Pela internet, pais poderão consultar fila de espera e cadastrar crianças para vagas do ensino infantil de Laguna

A secretária de Educação e Esportes de Laguna, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, explica que a prefeitura optou por uma plataforma de gestão escolar que possibilita a consulta ágil por parte dos pais e um sistema de fácil inserção de dados.
Divulgação

Para atender a um desejo antigo e cumprir com as obrigações de uma lei municipal aprovada em março pela Câmara de Vereadores, a prefeitura implantou uma espécie de “portal da transparência” para a lista de espera pelas vagas nos centros de educação infantil do município. A plataforma virtual permite que o pai ou responsável consulte a fila para a vaga com número de protocolo e, também, fazer o cadastro de crianças para concorrer às matrículas.

O programa de cadastro único, denominado por lei como Cucre, objetiva levantar os dados referentes às demandas escolares para que o poder público otimize o fluxo de procura e oferta de vagas na rede pública de ensino, como forma de garantir a prestação continuada desse serviço público e a idoneidade e transparência no processo de solicitação de vaga e efetivação de matrículas, dentro dos critérios em lei. As vagas são organizadas e disponibilizadas, conforme zoneamento e ordem de escolha da instituição.

A secretária de Educação e Esportes de Laguna, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, explica que a prefeitura optou por uma plataforma de gestão escolar que possibilita a consulta ágil por parte dos pais e um sistema de fácil inserção de dados. “As pessoas em casa poderão cadastrar uma criança na fila de espera sem ter que ir até uma unidade escolar. Contudo, em cumprimento à própria lei, as unidades de educação estarão habilitadas a apoiar o cadastro para pessoas que não têm acesso aos recursos digitais”, salienta.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação fará o chamamento dos inscritos, pelos contatos cadastrados no programa com limite de três tentativas e registrará cada tentativa no programa, sendo de responsabilidade da família ou responsáveis o fornecimento correto do contato telefônico. “A fila de espera não é apenas uma consulta, é uma ferramenta de organização da política pública. Quando a gente reconhece a lista, nos facilita a organização da demanda e a organização e ampliação de salas de aula”, completa a gestora.

Acesse a plataforma

A prefeitura de Laguna dividiu a plataforma nos seguintes links:

 

Notícias relacionadas

Previous
Next