Paróquia confirma Festa de Santo Antônio e divulga programação; veja

Entre as novidades para 2021, estão a recuperação da tradição do repique dos sinos e a reprodução das celebrações em praça pública, com uso de telão.
Foto Luis Claudio Abreu/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 11,707 visualizações,  12 views today

A Paróquia Santo Antônio dos Anjos confirmou a realização da 344ª edição das festas e celebrações em honra ao padroeiro de Laguna e oficializou a programação da trezena. A apresentação do cronograma foi feita em uma coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira, 7.

“Precisamos nos reinventar”, reconheceu o pároco Lenoir Steiner Becker. A programação foi adequada aos atuais decretos de restrição social vigentes no estado catarinense e medidas sanitárias definidas pelos órgãos competentes. “Se o decreto ficar mais flexível, iremos adequar”, antecipa o provedor da irmandade, Leonardo Demétrio.

Entre as novidades para 2021, estão a recuperação da tradição do repique dos sinos e a reprodução das celebrações em praça pública, com uso de telão. Além disso, o bolo de Santo Antônio e o tradicional almoço serão distribuídos em formato drive-thru. Já as procissões em caminhada foram substituídas pelo translado motorizado.

Outra adaptação realizada é a não utilização de fogos de artifício com ruídos sonoros, com a paróquia adotando a pirotecnia cênica sem estampidos, atendendo ao que prevê lei municipal sancionada e regulamentada nos primeiros meses deste ano.

Ainda segundo a organização, durante o dia 13, a paróquia estará recebendo doações de quilos de alimentos não perecíveis para repassar à famílias carentes da cidade. Durante as celebrações, haverá aferição de temperatura dos presentes. Todos as trezenas serão transmitidas pela internet, nas páginas oficiais da paróquia, além das rádios locais que são parceiras do evento.

Esse ano, outra inovação será a venda de lembranças. “Não teremos envelopes, quem desejar adquirir lembranças terá de ir aos pontos de vendas”, informou Demétrio. Os pontos de vendas são: Restaurante Sabor Caseiro, Casa Paroquial e lojas Tauane (Centro) e Divino Espaço (frente à rodoviária).

Confira a programação completa

Segunda feira (31/05)
19h30 – Santa missa com a coroação de Nossa Senhora e a chegada da imagem peregrina de Santo Antônio, vinda do bairro Progresso.

21h – Carreata de abertura passando pelas residências dos festeiros iniciando as festividades do padroeiro.

Terça feira (01/06)

6h30 – Missa de Santo Antônio.

18h – Missa de Santo Antônio.

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: padre Elias Dela Giustina. Convidados: Festeiros 2019.

20h30 – Música ao vivo com Marquinhos Juízo Final.

Quarta feira (02/06)

15h – Missa da Saúde.

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: padre Nilo Buss. Convidados: comunidades dos bairros Mar Grosso, Progresso, Portinho e Barbacena.

20h30 – Música ao vivo com Gero Perito.

Quinta feira (03/06)

9h30 – Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi, após a santa missa carreata com o Santíssimo Sacramento percorrendo as principais ruas do perímetro urbano central.

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: padre Lenoir Steiner Becker. Convidados: ACIL, CDL, Irmandade Senhor dos Passos e Fraternidade o Caminho.

20h30 – Música ao vivo com The BeerS Acústico

Sexta feira (04/06)

18h – Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

19h30 – Trezena de Santo Antônio. Orador: padre Judá Gabriel. Convidados: OAB, Academia de Letras do Brasil (Seccional Laguna), Associação Catarinense de Professores e Damas da Caridade.

20h30 – Música ao vivo com Diego Resende.

Sábado (05/06)

18h – Santa Missa.

19h30 – Trezena de Santo Antônio. Orador: padre Itamar Faísca. Convidados: Capitania dos Portos, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Ambiental.

20h30 – Música ao vivo com João Rodrigues.

Domingo (06/06)

9h30 – Santa Missa.

18h – Santa Missa.

19h30 – Trezena de Santo Antônio. Orador: Padre Nivaldo Ceron. Convidados: Corpo de Bombeiros, Departamento Administrativo Prisional, Samu e Pastoral da Saúde.

20h30 – Música ao vivo com Marquinhos Juízo Final.

Segunda feira (07/06)

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: Diácono Simão dos Santos Ferreira. Convidados: Arca da Aliança, comunidades dos bairros Cohab, Jardim Juliana e Barranceira.

20h30 – Música ao vivo com Marcos Vinícius.

Terça feira (08/06)

6h30 – Missa de Santo Antônio dos Anjos.

18h – Missa de Santo Antônio Dos Anjos.

19h3o – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: Padre. Auricélio Costa Convidados: Comunidades dos Bairros de Bentos, Praia do Sol, Estreito e Nova Fazenda.

20h30 – Música ao vivo com Los Pepes Rafael Ilíbio.

Quarta feira (09/06)

15h – Missa da Saúde.

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: Pe. José Livinos Jochen. Convidados: Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Mamãe Bebê e Casa da Amizade.

20h30 – Música ao vivo com Diego Resende.

Quinta feira (10/06)

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: Pe. Rodrigo José da Silva. Convidados: Comunidades dos bairros de Caputera e Perrixil, Pastoral Afro e Asilo Santa Isabel.

20h30 – Música ao vivo com Gustavo Fernandes.

Sexta feira (11/06)

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: Pe. Rafael Uliano. Convidados: Lions Clube de Laguna, Lions Clube Natureza Viva, Rotary Clube de Laguna e Rotary Clube República Juliana.

20h30 – Música ao vivo com Rodolfo & Erwin Acústico.

Sábado (12/06)

16h30 – Saída da Imagem de Santo Antônio dos Anjos da Igreja Matriz, em direção à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, bairro Magalhães.

18h – Santa Missa.

19h – Saída da transladação motorizada de Santo Antônio dos Anjos em direção a Igreja Matriz, na chegada show pirotécnico de luzes.

20h – Trezena de Santo Antônio dos Anjos. Orador: padre Lenoir Steiner Becker. Convidados: Poder Judiciário de Laguna, Prefeitura Municipal de Laguna, Câmara Municipal de Laguna e Colégio Stella Maris.

21h – Música ao vivo com Ed Carvalho.

Domingo (13/06)

6h – Alvorada com a imagem de Santo Antônio dos Anjos percorrendo o trajeto original da procissão da tarde pelas ruas do Centro Histórico.

7h – Santa Missa.

10h – Missa solene em homenagem ao padroeiro com ingresso dos novos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos, presidida pelo bispo diocesano Dom João Francisco Salm.

12h – Almoço de Santo Antônio dos Anjos em drive-thru.

15h – Missa das Crianças.

16h – Procissão Motorizada com benção dos veículos e entrega de lembranças.

19h30 – Trezena de Santo Antônio dos Anjos Orador:Padre Itamar Faísca Anúncio da Nominata dos Festeiros de 2022; e tradicional Adeus Antônio.

*Após a trezena o tradicional bolo de Santo Antônio dos Anjos em drive-thru. Durante todo o dia 13 serão aceitos quilos de alimentos, cestas básicas para serem destinadas as famílias atendidas no expediente Paroquial.