No frio, cuidados devem ser redobrados, alerta médica

O Portal Agora Laguna ouviu a médica Tatiana Mansur Blosfeld, presidente do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, que traz dicas e orientações para esse período. 
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 2,900 visualizações,  4 views today

O inverno ainda nem começou, mas o frio já começa a aparecer em Laguna. Assim como foi em 2020, além das preocupações com a gripe, que costuma a ter aumento de casos nessa época do ano, o lagunense deve manter atenção redobrada e reforçar os cuidados para prevenir contaminação também pelo novo coronavírus.

Portal Agora Laguna ouviu a médica Tatiana Mansur Blosfeld, presidente do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, que traz dicas e orientações para esse período.

“Sabemos que no inverno as pessoas desenvolvem mais doenças respiratórias, sendo assim é de extrema importância o cuidado com a saúde para evitar contaminação pelos vírus respiratórios. No frio, juntamente com a baixa umidade do ar, o sistema imunológico fica mais frágil, tornando mais fácil o contágio e a proliferação de vírus e bactérias que ficam expostos no ar”, diz Tatiana.

A profissional também orienta para que as pessoas mantenham rotina saudável e cuidados básicos para reforçar a imunidade durante o inverno. “Doenças virais comuns da estação, como gripes e resfriados, também podem trazer riscos à saúde, já que ocasionam inflamações e fazem com que o organismo precise se defender contra elas. É preciso ficar atento, porque a Covid-19 apresenta sintomas parecidos com outras síndromes respiratórias. Por isso é muito importante o cuidado e, se apresentar sintomas respiratórios, deve-se procurar um posto de saúde para obter orientação e avaliação médica”, explica.

Ainda segundo a médica, outra dica importante é manter a casa arejada, continuar evitando aglomerações, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas ao ar livre para manter uma boa imunidade.

“Devemos lembrar que o sistema de saúde já está sobrecarregado e que com a vinda do inverno e outras infecções respiratórias associadas, essa sobrecarga deve aumentar, o que preocupa grandemente os gestores da saúde. Faça sua parte, se cuide, tome as vacinas, mantenha distanciamento social, use máscara e álcool. E se tiver sintomas gripais, procure um serviço de saúde”.

Vacinação contra gripe

Já foi iniciada a vacinação contra o vírus influenza em Laguna. Desde terça-feira, 11, o público-alvo está maior e inclui, agora, pessoas com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

Na cidade, diariamente a vacina é encontrada nos postos da Passagem da Barra, Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Progresso, Portinho e Cabeçuda, no horário das 13h às 16h30.

No próximo sábado, 15, há dia D, das 8h às 17h, nos postos do Farol, Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Progresso, Portinho, Cabeçuda e Ribeirão Pequeno.