Frente fria traz chuva e queda das temperaturas na região

Na quinta, 6, o deslocamento de uma frente fria pelo estado deixa o dia com muitas nuvens, pancadas de chuva isoladas. Do leste dos Planaltos ao litoral os acumulados podem ser mais altos, acima de 50 mm.
Foto: André Luiz/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,708 visualizações,  8 views today

A aproximação e atuação de uma frente fria favorece um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Segundo previsão da Defesa Civil, entre o Planalto Sul, Litoral Sul e localidades da Grande Florianópolis, os acumulados de chuva podem ser mais altos (acima dos 50 mm).

Assim, o risco é moderado para transtornos associados a alagamentos, deslizamentos pontuais. Nas demais regiões, variação de nuvens intercalando com períodos de sol e chance de chuva isolada. À tarde, as temperaturas máximas não passam dos 20°C na região.

Na quinta, 6, o deslocamento de uma frente fria pelo estado deixa o dia com muitas nuvens, pancadas de chuva isoladas. Do leste dos Planaltos ao litoral os acumulados podem ser mais altos, acima de 50 mm. Ainda, no litoral, Baixo e Médio Vale as rajadas de vento, de quadrante sul, podem chegar aos 70 km/h. Mar deve ficar agitado em todo litoral, com ondas de sul e altura de 2,0 m a 2,5 m, com picos chegando aos 3,0 m.

Já na sexta, 7, a atuação de uma massa de ar frio deixa o dia com sol e algumas nuvens em boa parte do estado. No Litoral Norte, por conta da umidade do mar, o dia deve ser com maior presença de nuvens e chance de chuva isolada.

Sábado, 8 e domingo, 9, com atuação de uma área de alta pressão que favorece dia com sol e poucas nuvens em boa parte do estado. No domingo, as nuvens aumentam e há chance de chuva isolada no litoral, Baixo/Médio Vale no decorrer do dia. As temperaturas mínimas seguem baixas (menor que 10°C) em grande parte do estado e as máximas não passam dos 26°C na porção oeste, 22°C nas demais áreas do estado.

Em Laguna

Quarta: mínima 14ºC e máxima 20ºC – Encoberto com chuva;
Quinta: mínima 14°C e máxima 19ºC –
Chuva, melhorando à noite;
Sexta: mínima 10ºC e máxima 20ºC –
Sol com algumas nuvens;
Sábado:
mínima 9ºC e máxima 19ºC –Nebulosidade variável com chuva a partir da tarde.

Veja os detalhes

Quarta-feira (05/05):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva fraca no Litoral Sul e de forma bem isolada nas demais regiões a partir da tarde e noite.
Temperatura: diminui em boa parte do estado no decorrer do dia.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento em SC.

Quinta-feira (06/05):
Tempo: instável com chuva mal distribuída em SC, com risco de temporal isolado na madrugada e início da manhã. No Litoral a chuva pode ser mais intensa em alguns momentos, especialmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. No decorrer da tarde e noite o tempo melhora no oeste e sul do estado.
Temperatura: pouca variação durante o dia e declínio acentuado à noite com o avanço de uma massa de ar frio.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: frente fria no litoral de SC, afastando-se no fim da tarde e noite.

Sexta-feira (07/05):
Tempo: na madrugada e amanhecer mais nuvens e nevoeiros no estado, e chuviscos isolados no Litoral. No decorrer do dia, sol na maioria das regiões de SC.
Temperatura: baixa ao amanhecer em SC, com mínima próxima de -2 a 5°C nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, com chance de geada isolada. No decorrer do dia temperatura em pequena elevação.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sábado (08/05):
Tempo: nevoeiros ao amanhecer com sol na maioria das regiões de SC. Mais nuvens no Litoral em boa parte do dia.
Temperatura: baixa ao amanhecer em SC, com mínima próxima de -3°C nas áreas altas do Planalto Sul e condição de geada. No decorrer do dia temperatura em gradativa elevação.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Domingo (08/05):
Tempo: nevoeiros ao amanhecer com sol na maioria das regiões de SC. Mais nuvens e chuva fraca no Litoral, devido a circulação marítima.
Temperatura: baixa ao amanhecer e em gradativa elevação no decorrer do dia.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.