Uma reunião na última quarta-feira, 26, definiu uma possível data para a realização de eventos-testes em Santa Catarina: o mês de julho. O encontro foi entre representantes do setor de eventos e alimentação e do governo do Estado, que estão debatendo a retomada do setor, duramente afetado pela pandemia do novo coronavírus.
A ideia é que sejam escolhidos quatro tipos de eventos para testar os protocolos, sob análise do Ministério Público (MP). São eles: congresso, evento cultural, feira e jantar. “Estamos dando sequência às tratativas com o segmento de eventos com o objetivo de chegar ao melhor formato, que alie a retomada com a segurança sanitária” diz o assessor especial da Santur, Renê Meneses.
“São eventos que podem ser utilizados como testes e a partir deles criar um modelo para a retomada dessas atividades. Tudo isso sempre alinhado com o avanço da vacina, queda de casos e de internações no estado”, justifica o superintendente de Vigilância em Saúde (SUV-SES) de Santa Catarina, Eduardo Macário.
Outro encaminhamento nessa reunião foi a inclusão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no grupo, para que a instituição desenvolva uma metodologia que possibilite avaliar todas as etapas das atividades – antes, durante e depois. Está em estudos a adoção de um “termo de consentimento livre e esclarecido”, já comum na área médica. O grupo analisa, ainda, a exigência de teste negativo para Covid-19 ou acesso apenas de pessoas já vacinadas, uso de máscaras específicas e distanciamento.