A Defesa Civil e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) emitiram notas chamando atenção para o frio intenso previsto para os próximos dias no estado. Na madrugada desta terça-feira, 25, devem ser registradas temperaturas negativas e geadas nas regiões de maior altitude.
“A madrugada de terça-feira deve ser a mais fria da semana, com mínimas de -5°C a 2°C e formação de geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto”, informou a meteorologista Gilsânia Cruz, do Ciram. Segundo ela, há previsão de geada pontual também no Alto Vale do Itajaí e nas regiões mais altas da Grande Florianópolis. No litoral, as mínimas devem ficar entre 3°C e 10°C.
Leia também: Início de semana com temperatura baixa, rajadas de vento e geada em SC
A diminuição das temperaturas, segundo a Epagri/Ciram, se deve ao avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil. “A partir de quarta-feira, as temperaturas voltam a subir gradualmente, mas ainda faz frio nas primeiras horas da manhã”, prevê o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil.
Rede Laço lança campanha Cobertor Solidário
A Rede Laço de Voluntariado iniciou a campanha Cobertor Solidário. O objetivo é estimular a doação de cobertores, mantas e edredons, novos ou usados, higienizados, em bom estado e embalados, em todos os municípios catarinenses. “A iniciativa visa garantir a proteção das famílias que não têm condições de adquirir itens suficientes para aquecê-las nos dias e noites de frio mais intenso”, detalha a primeira-dama e presidente da Rede Laço, Késia Martins da Silva.
As arrecadações ocorrerão em todas as cidades e serão destinadas a pessoas e instituições. Os pontos de coleta são as escolas da rede estadual e as unidades do Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias. É possível doar até 30 de junho.