Concurso para auxiliar de medicina legal ganha autorização e servidores comemoram: ‘É o começo’

O último concurso da categoria foi em 2010. Segundo o governo, essa autorização é a maior da história da carreira em Santa Catarina e vai dar amplo apoio aos servidores do setor, além de otimizar o atendimento em todas as unidades do instituto.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Os onze anos de espera por um novo concurso para repor o efetivo de auxiliar de medicina legal para o Instituto Geral de Perícias (IGP) caminham para o final. O governador do Estado, Carlos Moisés (PSL), anunciou a autorização para a realização do processo de contratação de 70 servidores para reforçar o quadro funcional do órgão.

Esses profissionais são responsáveis por operacionalizar os atendimentos em ocorrências com vítimas fatais e trabalham no apoio às necropsias. Também recebem familiares para identificação das vítimas, entre outras funções importantes para o IGP e a população.

“Quem trabalha no IGP sabe o significado deste concurso e a importância do auxiliar de medicina legal”, afirma o perito-geral do órgão em Santa Catarina, Giovani Adriano.

O último concurso da categoria foi em 2010. Segundo o governo, essa autorização, dada nesta quinta-feira, 19, é a maior da história da carreira em Santa Catarina e vai dar amplo apoio aos servidores do setor, além de otimizar o atendimento em todas as unidades do instituto. O certame ainda passará por todo um processo de organização, antes iniciar efetivamente.

A notícia da autorização é recebida com bons olhos também pelos servidores atuais da corporação. “Desde 2014 já há uma defasagem. Ficamos felizes, mas ainda é só o começo”, observa o auxiliar médico legal do IGP de Laguna, Luiz Soares, integrante da diretoria da Associação dos Servidores da Perícia Oficial do Estado de Santa Catarina (Asposc).

Porém, segundo Soares, contratar mais 70 servidores por meio de concurso não resolve 100% as necessidades do IGP catarinense.

“Vão desafogar, mas são insuficientes. O governo poderia ver para ampliar o número de vagas por quadro e redistribuir os níveis da categoria, para, só assim, alcançar uma efetividade completa”, aponta. São cerca de 250 auxiliares em Santa Catarina, sendo que há um grupo exercendo funções administrativas.

O Governo de Santa Catarina não detalhou prazos, nem apresentou previsões de datas para as etapas do concurso.

Notícias relacionadas

Previous
Next