Cidades de SC recebem nova remessa com vacina da AstraZeneca nesta quarta-feira

Segundo o governo, as 203.250 doses recebidas nesta remessa serão enviadas aos municípios para aplicação da primeira dose visando aumentar o número de pessoas que irão iniciar o esquema vacinal.
Vacina Covishield, a de Oxford – Foto: Ricardo Wolfenbüttel/Secom Governo SC

Os municípios de Santa Catarina recebem nesta quarta-feira, 26, uma nova remessa com doses da Covishield, vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. O lote chegou ao estado na noite de terça-feira, 25, e já está em fase de distribuição pelas Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs).

Segundo o governo, as 203.250 doses recebidas nesta remessa serão enviadas aos municípios para aplicação da primeira dose visando aumentar o número de pessoas que irão iniciar o esquema vacinal. O imunizante, conhecido como vacina de Oxford, requer duas aplicações com intervalo de 12 semanas entre elas.

“O estado de Santa Catarina sempre distribuiu as vacinas com agilidade e, agora, é preciso que os municípios avancem na vacinação das comorbidades e dos outros grupos prioritários”, disse o secretário André Motta Ribeiro.

Pfizer

Ainda nesta quarta, o estado recebe novo lote da Tozinameran, vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech. Essa doses serão encaminhadas para os 13 municípios que já tiveram suas equipes capacitadas e apresentam estrutura para armazenamento do imunizante (Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Tubarão, Criciúma e Araranguá). A expansão para outros municípios será realizada de forma gradual, assim que os técnicos forem capacitados.