Previous
Next

Cavalgada de mulheres e colocação de pedra fundamental movimentam programação dos 200 anos de Anita

A expectativa da entidade é que participem em torno de 50 mulheres, integrantes de grupos de cavalaria do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Foto: CulturAnita

Faltando cem dias para as comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi, Laguna sedia neste sábado, 22, uma cavalgada de mulheres. O evento ao ar livre é organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), que promove, também, a colocação da pedra fundamental de um novo monumento em homenagem à heroína lagunense.

A expectativa da entidade é que participem em torno de 50 mulheres, integrantes de grupos de cavalaria do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), também confirmou presença e acompanhará o percurso que inicia às 9h30, na Barra do Camacho, lado de Laguna.

“Ficamos muito felizes de poder celebrar Anita Garibaldi de uma forma que muito a representa: cavalgando. Todos sabemos que Anita foi uma exímia amazona e as guardiãs e suas convidadas farão jus a essa história”, comenta a diretora do Departamento de Guardiãs de Anita, Ivete Scopel

A previsão é que as amazonas cheguem ao Centro Histórico de Laguna por volta das 18h, onde participarão de uma rápida homenagem à heroína, em frente ao museu que leva seu nome, marcando o encerramento do ato.

Monumento

Também neste sábado, por volta das 8h, será oficializada a construção do monumento “A retirada de Anita”, com a colocação da pedra fundamental. A estátua vai representar o momento em que Anita e Garibaldi deixaram a cidade de Laguna, durante os conflitos que marcaram o fim da República Catarinense. A escultura ficará às margens da Barra do Camacho e tem autoria do escultor Sérgio Coirolo.

Notícias relacionadas