Casan reforça pedido de uso consciente de água

Como aproximadamente 75% da água consumida numa residência é gasta nos banheiros, outra dica fundamental é evitar banhos prolongados.
Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,692 visualizações,  8 views today

Diante da continuidade de um outono com poucas chuvas, a Casan solicita a colaboração de moradores de todo o estado para uso econômico da água.

Evitar a lavação de calçadas com mangueira, fechar a torneira ao lavar a louça, fazer a barba e escovar os dentes estão entre as orientações.

Como aproximadamente 75% da água consumida numa residência é gasta nos banheiros, outra dica fundamental é evitar banhos prolongados (estima-se o gasto de 10 litros de água a cada minuto sob o chuveiro).

O cuidado pode acontecer em diferentes momentos:

Chuveiro

É natural que o banho seja também um momento de prazer e relaxamento, mas ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo.

Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas em média gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros. Em um banho de 5 minutos é possível reduzir o uso para 30 litros.

– Em apartamentos os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos a economia pode chegar a 162 litros.

– Evite escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro.

Escovar os dentes

Quando você escova os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento.

Se fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água pode economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

Vaso sanitário

– Descarga: é preciso atenção nesse momento em que se gasta muita água! Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário.
Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros.

Uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por esta razão deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.

Além disso, é importante não fazer o vaso sanitário de lixeira, jogando cabelos, cigarros, papeis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.

Na cozinha

Lavar louça durante 5 minutos com a torneira continuamente aberta gera um gasto aproximado de 75 litros.

Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para a metade (cerca de 2 minutos e meio), vai economizar 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta).

Limpar os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha e deixar a louça alguns minutos de molho também vai facilitar o trabalho e ajudar a economizar.

Jogue os resíduos no lixo, nunca no ralo da pia.

Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue.

Máquina de lavar

Na máquina de lavar louças são gastos 40 litros: utilize-a somente quando estiver cheia.

– Procure não lavar roupas sem que a lavadora de roupas esteja na capacidade orientada pelo fabricante. Você vai economizar água e energia.

A máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo.

No tanque

– No tanque, uma torneira aberta por 5 minutos gasta 93 litros. Utilizando baldes para lavar roupas (molho e enxague), reduzindo para 3 minutos o tempo de torneira aberta, você pode economizar cerca de 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta). Essa água também pode ser usada na limpeza de garagens e calçadas, evitando-se o gasto de água com mangueiras.

Cuidados no pátio

Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos são perdidos 279 litros.

Usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a manter a casa limpa e, ao mesmo tempo, economizar água.

Para molhar as plantas

As plantas precisam de água, mas prefira o regador à mangueira.

E regue as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.

Lavação de carros

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água.

Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros.

Para reduzir, lave o carro somente uma vez por mês e com balde: nesse caso o consumo é de apenas 40 litros.

Com a economia de até 520 litros em uma lavagem de carros seria possível lavar 13 carros.

Torneiras pingando

Ao fechar a torneira certifique-se de que ela não ficou pingando. Uma torneira apenas gotejando desperdiça 48 litros por dia. Se a água fluir em forma de filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia. Portanto, mantenha a torneira de água sempre bem fechada.