Vídeo: Ciclista se segura em costão para não ser atingida por trem, em Pescaria Brava

A cena traz um alerta. Em nota, a FTC destacou que "o volume de imprudências no Brasil tem crescido e muito" e reforça que uma "ocorrência ferroviária pode ser fatal". 

Um vídeo que circula em diversos grupos de WhatsApp desde o final de semana mostra uma cena tensa: uma ciclista se segura em costão de pedras para não ser atingida por um trem de carga da Ferrovia Tereza Cristina (FTC). As imagens preocupantes foram gravadas em Pescaria Brava.

A cena traz um alerta. Em nota, a FTC destacou que “o volume de imprudências no Brasil tem crescido e muito” e reforça que uma “ocorrência ferroviária pode ser fatal”.

“A Ferrovia Tereza Cristina, em 2020, registrou nove ocorrências ferroviárias, sendo oito colisões por abalroamento, todas resultado de imprudência do condutor rodoviário e um atropelamento, também por imprudência por invasão da faixa de segurança. Ainda em 2020, centenas de ocorrências foram evitadas pela equipe da FTC. O primeiro trimestre de 2021 já contabiliza seis ocorrências ferroviárias, sendo cinco colisões e um atropelamento. Até abril, dezenas de imprudências também foram evitadas”, detalha a concessionária da linha férrea.

Só este ano, no começo de março, um atropelamento em Morro da Fumaça e outro em Esplanada (Içara) foram registrados, sem gravidade. Na nota encaminhada à reportagem, a concessionária também ressaltou que possui vários sistemas de segurança e sinalização, que incluem sinais luminosos e sonoros, como o próprio apito da locomotiva que possui intensidade controlada que permite ser ouvido a uma grande distância.

A identidade da ciclista não foi revelada.

Notícias relacionadas