#SóAcho: Ficou claro o momento delicado que estamos passando?

Os médicos terão autorização para não submeter pacientes a tratamentos prolongados de terapia intensiva, se não possuírem condições de recuperação. Dessa forma, os profissionais poderão deixar de tentar prolongar a vida do doente, se a morte não puder ser evitada.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

NOS ÚLTIMOS DIAS DE MARÇO nosso hospital anuncia através de vídeo em suas redes sociais a adoção de medidas do protocolo de prioridades na unidade de terapia intensiva. A decisão foi tomada em conjunto entre a direção da casa hospitalar, as prefeituras e secretarias municipais de Laguna e Pescaria Brava, além da Promotoria de Justiça local. De forma clara, de agora em diante para você entender, os pacientes vão passar por uma triagem, sendo classificados por pontuação, conforme faixa etária (direito aos mais novos) e expectativa de vida. Os médicos terão autorização para não submeter pacientes a tratamentos prolongados de terapia intensiva, se não possuírem condições de recuperação. Dessa forma, os profissionais poderão deixar de tentar prolongar a vida do doente, se a morte não puder ser evitada. Ficou claro o momento delicado que estamos passando? Se ficou, colabore.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

POR SEIS VOTOS A QUATRO o Tribunal Especial de Julgamento, que avaliou um novo pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL) apresentado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), votou pela admissão parcial das denúncias e pela imposição de um novo afastamento de suas funções à frente do Executivo estadual. Em meio a uma pandemia, sai Moisés e entra Daniela, e claro, segue com a dança das cadeiras no secretariado, entre eles a da pasta da saúde. Segue o baile.

RISCO GRAVÍSSIMO: Mais uma vez consecutivamente como vem acontecendo há semanas, a matriz de risco potencial, usada para avaliar o avanço do novo coronavírus no estado, segue na cor vermelha, o que indica risco gravíssimo. É necessário termos cuidados redobrados para que logo possamos mudar essa cor e a situação do estado. Faça a sua parte, por nós e por todos.

EM TODAS AS VEZES que se divulga uma agenda de vacinação no município é como se a população recebesse junto com a informação uma dose de esperança a mais. A cada faixa etária que vem diminuído mais e mais pessoas são imunizadas através do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. Falando nesse grupo, mais uma vez, parabéns pelo trabalho efetuado até agora, principalmente dando segurança aos nossos idosos nesse momento.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

LOBO-GUARÁ: Imagem usada nas notas de 200 reais também não escapou dos malandros. A cédula de maior valor nacional já possui falsificações e circularam por nossa cidade em mercados e lojas. Cuidado!

UNIVERSIDADE & DEPUTADO: A Direção-Geral do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, vem a público manifestar seu repúdio à invasão que o deputado estadual Bruno Souza fez ao terreno do restaurante escola da unidade, na Praia do Gi, e ao vídeo com informações equivocadas sobre o imóvel que o parlamentar transmitiu ao vivo e depois publicou em uma rede social. Polêmico em suas aparições, o deputado chamou a atenção novamente para o restaurante escola e também para a situação do sambódromo. Um apresentando uma boa manutenção apesar do pouco uso e o outro caindo aos pedaços.

FINALIZAMOS O MÊS DE MARÇO e um resumo dos casos confirmados e óbitos mostra que a situação ainda merece cuidados redobrados. Fechamos os últimos meses com os seguintes números:

Setembro de 2020: 306 casos confirmados e 3 óbitos;
Outubro de 2020: 285 casos confirmados e 4 óbitos;
Novembro de 2020: 654 casos confirmados e 12 óbitos;
Dezembro de 2020: 1.224 casos confirmados e 12 óbitos;
Janeiro de 2021: 345 casos confirmados e 9 óbitos;
Fevereiro de 2021: 302 casos confirmados e 3 óbitos;
Março de 2021: 847 casos confirmados e 38 óbitos.

NÃO ADIANTA RECLAMAR: Vou continuar as postagens como faço desde o início dessa pandemia com a mesma linha de pensamento, citando os principais pontos que acho pertinente tentando esclarecer a opinião de muitos quanto a gravidade da situação. Pode espernear e criticar, faz parte do sistema em que vivemos, porém com respeito as opiniões de ambas as partes.

UMA FELIZ PÁSCOA: Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Desejo a todos os meus leitores uma Páscoa abençoada.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next