Passeata pelo Dia do Livro ocorre nesta sexta

O ato começa na praça República Juliana e tem previsão de durar em torno de uma hora. De acordo com a organização, instrumentos musicais vão simular uma fanfarra carnavalesca em todo o trajeto.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Comemorando o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, celebrado nesta sexta-feira, 23, uma passeata pelas ruas do Centro Histórico de Laguna deve ocorrer a partir das 17h com distribuição gratuita de obras literárias.

O ato começa em frente à Livraria Coruja Buraqueira, na praça República Juliana, e tem previsão de durar em torno de uma hora. De acordo com a organização, instrumentos musicais vão simular uma fanfarra carnavalesca em todo o trajeto.

A ideia é que, durante a caminhada, marchinhas tradicionais das folias de Momo sejam cantadas, com letras voltadas ao incentivo à leitura. O ato é aberto a quem desejar participar ou apenas apreciar.

Dia do Livro

A data de 23 de abril foi internacionalizada em 1995 como Dia do Livro por este ter sido o dia de falecimento de grandes escritores da litetura tradicional como Miguel de Cervantes (autor d’As Aventuras de Dom Quixote) e William Shakespeare (autor, dentre outros títulos, de Hamlet). A criação da data deseja fomentar uma reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual.

Há poucos dias, em 18 de abril, foi celebrado nacionalmente o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por esse ter sido o dia de nascimento de Monteiro Lobato, em 1882, que é considerado o pai da literatura infantil no Brasil.

Notícias relacionadas