Caged aponta salto positivo na geração de empregos em março na cidade

Em março, a cidade fechou com mais admissões que demissões. Ao todo, foram 388 contratações e 263 desligamentos, ou seja, saldo ajustado de 125 empregos formais gerados a mais.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Números divulgados nesta quarta-feira, 28, mostram que Laguna teve saldo positivo na geração de empregos em março. Já Pescaria Brava registrou um desempenho negativo. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram compilados pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

Naquele mês, a cidade fechou com mais admissões que demissões. Ao todo, foram 388 contratações e 263 desligamentos, ou seja, saldo ajustado de 125 empregos formais gerados a mais.

Os números do Caged mostram que o setor de comércio foi o responsável pelo maior número de admissões com saldo de 57 empregos (138 contratados e 81 demitidos). Agropecuária vem na sequência com 40 vagas a mais (51 contratações e 11 desligamentos). A indústria em geral teve 28 vagas no saldo ajustado (57 admissões e 29 demissões).

Serviços contratou 138 e demitiu 131, o que dá saldo de sete postos a mais. O setor de construção teve quatro contratações e onze demissões, sendo o único setor com saldo negativo: sete vagas a menos.

Anteriormente, a cidade teve saldo negativo em janeiro e positivo em fevereiro. No acumulado do ano, o índice é favorável com 1.023 admissões e 827 desligamentos, o que gerou saldo de 196 vagas.

Pescaria Brava

A cidade registrou a admissão de 23 pessoas e a demissão de 29, gerando saldo negativo ajustado de seis contratações.

No comércio de Pescaria Brava, foram registradas oito contratações contra 17 demissões, o que gera saldo negativo de nove demissões. O setor de serviços teve oito admissões contra sete desligamentos, tendo saldo positivo de uma vaga. Indústria contratou sete e demitiu cinco, ficando com saldo positivo de dois postos de trabalho. Os demais setores não informaram dados.

O jovem município teve saldo negativo em janeiro e positivo em fevereiro. No ano, já houve 82 admissões contra 81 desligamentos, o que gera saldo de uma vaga a mais.

Geral

O Brasil teve saldo positivo na geração de empregos no acumulado geral. O país tem 184 mil postos de trabalho formais a mais que demissões. Dentro desses dados, há o índice de Santa Catarina que teve saldo positivo de 20,7 mil novas vagas.