Baleia jubarte é encontrada sem vida na região do Farol

O mamífero, macho, tinha mais de 7 metros de comprimento e 8 toneladas e já se encontrava em avançado estado de decomposição.
Foto: LabZoo/Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 3,872 visualizações,  8 views today

Uma baleia juvenil da espécie jubarte foi encontrada sem vida na manhã desta sexta-feira, 23, na Praia Grande, região do Farol de Santa Marta, em Laguna.

O mamífero, macho, tinha mais de 7 metros de comprimento e 8 toneladas e já se encontrava em avançado estado de decomposição. Devido a situação, a causa da morte pode ficar prejudicada para análise mais detalhada. Amostras do animal foram coletadas pela Udesc Laguna, através do Laboratório de Zoologia, com apoio do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).

“Após as coletas é necessário a destinação adequada da carcaça. Segundo o protocolo sugere-se o enterro na praia em local isolado, de preferência próximo as dunas móveis, na base da estrutura”, informou o Coordenador Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, Dr Pedro Volkmer de Castilho.

A retirada do animal e enterro feito pela equipe da unidade precisou de autorização ambiental da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) para destinação adequada da carcaça.