Anitápolis é a oitava cidade de Santa Catarina a fazer parte do projeto internacional das comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi. A heroína dos dois mundos, nascida em Laguna em 1821, empresta seu nome ao município da região da Grande Florianópolis, que tem economia baseada na agricultura e pouco mais de 3 mil habitantes.
Uma reunião nesta sexta-feira, 9, selou o ingresso da cidade no projeto, liderado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) na América do Sul. “Para nós é motivo de orgulho integrar essa iniciativa. Estamos muito entusiasmados com o bicentenário”, disse a prefeita de Anitápolis, Solange Back (MDB), sobre a reunião. O encontro também teve a presença da vereadora Maria Steffen (MDB) e das Guardiãs de Anita.
“Recebemos com muita satisfação a adesão de Anitápolis, ação que vem ao encontro do objetivo do projeto: congregar forças entorno da figura da nossa heroína e potencializar a preservação de sua memória e feitos em prol da república”, celebra Adílcio Cadorin, diretor do CulturAnita.
Já fazem parte do projeto os municípios de Laguna, Lages, Curitibanos, Tubarão, Imbituba, Anita Garibaldi e Garopaba. Com a pandemia do novo coronavírus, as ações da iniciativa internacional ficaram prejudicadas, mas a ideia é promover ações ao longo do ano que destaquem a figura da heroína.