Propostas para áreas públicas de “vazio urbano” no bairro Mar Grosso foram apresentadas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), nesta semana. Todo o material está no YouTube (veja acima).
Os acadêmicos, da 8ª fase da disciplina de Projeto de Paisagismo, propuseram intervenções em vias, praça e na orla da praia. A área de estudos incluiu orla do Mar Grosso, avenida Maurílio Kfouri (beira-mar), praça Paulo Calil Bulos, e o tratamento viário nas ruas que interceptam o eixo da rua Eduardo Silva até a avenida João Pinho (continuidade da avenida Senador Galotti), passando pela sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
“Os alunos desenvolveram propostas de intervenção envolvendo uma área que hoje é um vazio urbano público, transformando-a em praça, conectando-a em uma requalificação das vias do entorno e levando até a orla da praia”, explica a professora Carolina Stolf Silveira, coordenadora dos projetos.
Propostas
Foram 23 estudantes trabalhando em equipes, produzindo um total de cinco propostas. As intervenções contemplam projetos de tratamento paisagístico que incluem desde a requalificação viária das vias do entorno à proposição de arborização e espécies vegetais, espaços de estar e atividades de lazer.
“Os estudantes também propuseram, em seus projetos, a reestruturação das vias em seu desenho e sinalização, oferecendo acessibilidade, arborização e tratamento aos diferentes modos de transporte, priorizando os modos ativos e coletivos. Fizeram ainda requalificação das calçadas, inserção de faixas de pedestres, ciclovias/ciclofaixas/ciclorrotas, faixas e abrigos de ônibus”, diz a professora.
Assim como também objetivaram abraçar uma variedade de elementos em seus projetos que contemplam as massas vegetais, como traçado das circulações e espaços, áreas de estar, jogos, playground, exercícios, etc. Além de mobiliário urbano como bancos, mesas, lixeiras, iluminação adequada para as diferentes atividades, abrigos de ônibus e paraciclos. Também criaram elementos diversos nas áreas, como deques, lagos, espelhos d’água, chafarizes, monumentos, pórticos, comunicação visual e mapas táteis.