Terra natal de Anita, Laguna emite decreto definindo 2021 como ano do bicentenário da heroína

Foto de arquivo: Elvis Palma/Agora Laguna

Laguna oficializou o ano de 2021 como o das comemorações do bicentenário de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi. A heroína dos dois mundos nasceu na cidade em agosto de 1821. A normativa foi publicada nesta terça-feira, 2.

Com a medida, a cidade define esse ano como o das celebrações em prol da memória da guerreira republicana. O projeto das comemorações do bicentenário envolve Brasil, Itália, San Marino e Uruguai.

“É mais uma prova do reconhecimento de Laguna ao nome de sua cidadã mais ilustre. Anita Garibaldi foi uma mulher à frente de seu tempo e gravou seu nome na história com bravura”, afirma o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Leo Felipe Nunes.

Anteriormente, o governo de Santa Catarina já havia editado a mesma medida a nível estadual. O decreto de Carlos Moisés da Silva (PSL) foi emitido na última sexta-feira, 26.

Bicentenário

Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849) será celebrada de formada internacional com Brasil, Itália, San Marino e Uruguai se unindo em torno de sua figura. O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória da heroína.

De acordo com o CulturAnita, A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), e o instituto sediado em Laguna.

Notícias relacionadas