Terra natal de Anita, Laguna emite decreto definindo 2021 como ano do bicentenário da heroína

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 936 visualizações,  4 views today

Laguna oficializou o ano de 2021 como o das comemorações do bicentenário de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi. A heroína dos dois mundos nasceu na cidade em agosto de 1821. A normativa foi publicada nesta terça-feira, 2.

Com a medida, a cidade define esse ano como o das celebrações em prol da memória da guerreira republicana. O projeto das comemorações do bicentenário envolve Brasil, Itália, San Marino e Uruguai.

“É mais uma prova do reconhecimento de Laguna ao nome de sua cidadã mais ilustre. Anita Garibaldi foi uma mulher à frente de seu tempo e gravou seu nome na história com bravura”, afirma o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Leo Felipe Nunes.

Anteriormente, o governo de Santa Catarina já havia editado a mesma medida a nível estadual. O decreto de Carlos Moisés da Silva (PSL) foi emitido na última sexta-feira, 26.

Bicentenário

Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849) será celebrada de formada internacional com Brasil, Itália, San Marino e Uruguai se unindo em torno de sua figura. O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória da heroína.

De acordo com o CulturAnita, A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), e o instituto sediado em Laguna.