Previous
Next

#SóAcho: Como deve ser difícil a decisão de escolher quem deve seguir lutando pela vida

Foto: André Luiz/Agora Laguna

FICO PENSANDO o que passa na cabeça dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos que tem que tomar a difícil decisão entre a vida e a morte, entre quem vai ter uma chance a mais de sobreviver e os que irão ficar aguardando por vaga nos leitos de UTI. Qual o estado emocional ao deixar um de mais idade aguardando uma nova vaga ao levar os mais novos, por terem mais chances de sobreviver. Olha, não deve ser fácil, assim como não é para esses profissionais observarem aqui fora tanto descaso e tanta falta de responsabilidade com a vida. Triste, mas isso ainda está acontecendo em 2021, um ano após o início da pandemia ser noticiada em nosso país. E está acontecendo aqui bem perto, do nosso lado, talvez em nosso hospital ou em outros da região.

Ilustração: Evilym Cardoso / Foto: Elvis Palma

DOIS ANOS: Exatamente no dia 15 de março de 2019 comecei a escrever os primeiros traços da primeira coluna #Sóacho ao Portal Agora Laguna. Agradeço a cada um que durante esse período se tornou leitor deste espaço. Hoje completo a 94ª coluna. Seguimos firmes nesse desafio de semanalmente, sempre às sextas-feiras, passar alguns fatos e fotos através desse canal.

ACONTECEU no último domingo nas praias do Gi, Iró e do Mar Grosso, uma ação policial para que os banhistas deixassem a faixa de areia, conforme decreto estadual de restrição social adotado pelo governo. A ação contou com viaturas das polícias Civil e Militar, aeronave do SAER e Guarda Municipal. Está difícil botar juízo na cabeça de alguns, infelizmente grande parcela da população não faz a sua parte. Triste, mas é a realidade.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO: Agora chegou a vez do quarto ministro da saúde. Marcelo Queiroga que veio substituir o Eduardo Pazuello, que substituiu o Nelson Teich, que por sua vez substituiu o ministro Luiz Henrique Mandetta. Em meio a uma pandemia fica claro que algo vem errado desde o início em que estamos praticamente à deriva no combate ao vírus. Qualquer posicionamento contrário de quem estiver a frente da pasta o caminho é o mesmo. Já se pode até pedir música no Fantástico: “Vamos dar as mãos um, dois, três, quem errar o passo perde a vez”….

DEU BLOQUEIO nas contas da atual gestão. Trata-se de precatórios não pagos na gestão anterior. Foi o que passou a imprensa o ex-prefeito Mauro Candemil, alegando que o município teve dificuldades para sanar os valores cobrados judicialmente, devido à baixa arrecadação municipal enfrentada a partir do mês de outubro. Por outro lado, o prefeito Samir compara a situação do paço municipal com um verdadeiro “cavalo de tróia”. A cada dia tem uma nova surpresa.

0800 677 3487: Através desse número gratuito a população pode usar esse canal para reclamações, pedidos e sugestões referentes a iluminação pública. Motivos de várias reclamações nos últimos meses, agora é mãos à obra para deixar vários pontos que estavam escuros, iluminados.

Divulgação

UM ANO APÓS, onde foi decretado a primeira quarentena em Santa Catarina estamos passando os piores momentos com relação a pandemia. Em nossa cidade os números crescentes confirmam essa realidade triste, com o elevado número de pessoas que aguardam resultado após coleta de exames e principalmente pelo alto número de mortes até agora. Somente em março, do dia 1º ao 18º dia, Laguna registrou 20 óbitos em decorrência da Covid-19.

EM UM ÚNICO BOLETIM o nosso hospital registrou cinco óbitos relacionados ao coronavírus no último dia 18. Infelizmente essa é realidade dos dias atuais, essa também é a realidade regional e estadual. Com tudo isso, lamentamos a falta de respeito de muitos que ainda não respeitam as regras necessárias para amenizar essa situação. Infelizmente falta respeito à vida.

EMOCIONANTE a saída da senhora Valdete Terezinha da Silva que aos 68 anos passou 15 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em nosso Hospital. Ela recebeu alta essa semana para dar continuidade do tratamento na clínica médica. Mais uma guerreira que venceu a Covid-19. Por mais imagens assim.

UMA MENSAGEM: “Não há nada impossível, pois os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem se converter em realidade no amanhã. Acredite mais nas suas capacidades, pois você é a única pessoa capaz de mudar o rumo da sua vida. Com força e coragem lute contra seus medos e os vencerá com fé e esperança”.

VAMOS ACREDITAR que vai passar, vamos acreditar que vai amenizar, vamos acreditar em dias melhores e principalmente, vamos fazer a nossa parte colaborando com as recomendações da saúde.


ELVIS PALMA – Funcionário público estadual, formado em administração de empresas e fotógrafo. Escreve às sextas-feiras, na coluna #SóAcho, com fatos e fotos da cidade de Laguna.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next