Orientações que visam, prioritariamente, a contribuir na preparação dos futuros Profissionais do Mar nos diversos cursos de formação e, também, retratam o que a Autoridade Marítima Brasileira (AMB) espera dos aquaviários.
Preâmbulo
A palavra ÉTICA é de origem grega (“ethos”) que significa “propriedade do caráter”.
A Ética Profissional, por sua vez, é o conjunto de normas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, com procedimentos que não prejudiquem o próximo, cumprindo os valores estabelecidos pelas instituições da sociedade em que se vive.
Para melhor entendimento, verifica-se que:
- ÉTICA – relaciona-se com o jeito de ser; é o “pensar”; e
- MORAL – está relacionada aos costumes, padrões e regras de conduta; é o “fazer”.
A ética não é um processo de escolha por meio de valores. Assim, um comportamento ético é aquele selecionado, dentre tantos outros, a partir de valores culturais. Esses valores se referem às virtudes.
A ética das virtudes é a repetição de ações corretas até que elas se tornem um hábito, que associada à excelência acaba por desenvolver qualidades que capacitam as pessoas a encontrar motivos para agir bem, com liberdade. São valores transformados em ações. As virtudes do empregado levam-no a realizar seu trabalho com competência; trabalhar bem e em cooperação; cumprir o programado; não perder tempo; informar as imperfeições; cuidar da preparação profissional; dentre outras.
As principais virtudes estão abaixo elencadas e devem ser cultivadas por todos os integrantes da Marinha Mercante Brasileira.
Honradez – integridade de caráter, honestidade e qualidade de ser digno de confiança.
Integridade – retidão moral de um indivíduo, quando os valores estão em consonância com a conduta.
Prudência – capacidade de analisar as variáveis existentes e avaliar suas possíveis consequências antes de adotar uma decisão.
Honestidade – indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar.
Justiça – a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos.
Responsabilidade – obrigação de cumprir com os compromissos civis, sociais, funcionais e ambientais com sensatez e competência.
Lealdade – cumprir compromissos com responsabilidade, demonstrando honestidade, retidão, honra e fidelidade.
Dedicação – realizar atribuições com empenho e zelo.
Patriotismo – sentimento de orgulho e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, mitos históricos, riquezas naturais, patrimônios materiais). É o desejo de servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas.
Serenidade: Ações preventivas, individuais e coletivas, para neutralizar os efeitos do vírus, evitando informações que não conduzam à solução.
Firmeza: Decisões assertivas, mantendo a máxima capacidade operativa para cumprir a missão e atuar em prol da sociedade.
Atenção!!
Ao observar alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar ou para a prevenção da poluição hídrica, procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região clicando aqui.
Telefone emergencial da Marinha: 185
Pelo Ato nº 881, de 18 de fevereiro de 2008 da Anatel, foi autorizado o uso do Código de Acesso a Serviço Público de Emergência no formato “185”, para atendimento nos serviços prestados pela Marinha do Brasil, para atendimento da salvaguarda da vida humana no mar, com a designação de “Marinha – Emergências Marítimas e Fluviais”.
Contato:
Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna.
Telefone: (48) 3644-0196
Email: dellaguna.ouvidoria@marinha.mil.br
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