Laguna tem saldo positivo em janeiro na geração de empregos, aponta Caged

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Números divulgados nesta terça-feira, 16, mostram que Laguna teve saldo positivo na geração de empregos em janeiro. Já Pescaria Brava registrou um desempenho negativo. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram compilados pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

No primeiro mês do ano, a cidade de Laguna fecha com mais admissões que demissões, como nos últimos anos. Ao todo, foram 352 contratações e 262 desligamentos, ou seja, saldo ajustado de 90 empregos formais gerados a mais.

Os números do Caged mostram que o setor de indústria em geral foi o que mais admitiu com 42 contratações (57 contratados e 15 demitidos), acompanhado pelo de serviços com 29 contratações (156 admitidos e 127 desligados). Construção vem na sequência com 11 empregos de saldo positivo (18 contratados e 7 demitidos).

Comércio contratou 113 e despediu 104 pessoas, ou seja, saldo positivo de apenas nove empregos formais gerados. A agropecuária teve oito contratações e nove desligamentos, ficando com saldo de um emprego negativo.

Em 2020, o acumulado do ano, o saldo ficou negativo com 34 postos de trabalho fechados. Foram 2.895 contratações contra 2.929 desligamentos. O saldo negativo pode ser explicado devido às demissões no começo do ano, causadas pelo impacto da pandemia no setor empregatício da cidade.

Pescaria Brava

A cidade registrou a admissão de 26 pessoas e a demissão de 31, gerando saldo negativo ajustado de cinco contratações.

No comércio de Pescaria Brava, foram registradas nove contratações contra 15 demissões, o que gera saldo negativo de seis demissões. Situação semelhante ao setor de serviços, que teve cinco admissões contra 11 desligamento, tendo saldo negativo de seis baixas. Indústria contratou 11 e demitiu quatro, ficando com saldo positivo de sete, e o setor da construção demitiu um e contratou um funcionário.

Já o jovem município encerrou o ano de 2020 com saldo positivo de 71 vagas. Ao todo, foram 278 admissões frente a 207 desligamentos.

Geral

O Brasil teve saldo positivo na geração de empregos no acumulado geral. O país tem 260.353 postos de trabalho formais a mais que demissões. Dentro desses dados, há o índice de Santa Catarina que teve saldo positivo de 32.077 novas vagas.

Notícias relacionadas

Previous
Next