Laguna tem primeiro caso de variante brasileira do coronavírus, diz governo de SC

Divulgação

Laguna teve confirmado há dois dias o primeiro caso positivo de infecção por meio da Variante de Preocupação (VOC) P.1. do novo coronavírus, mutação conhecida como a “variante brasileira”. A informação só foi divulgada na manhã deste domingo, 7, pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) do estado.

A paciente é uma mulher de 32 anos e seu caso é considerado autóctone. Uma suspeita em um homem com histórico de viagem recente a São Paulo já havia sido descartada anteriormente, conforme os critérios epidemiológicos.

Procurada pelo Portal Agora Laguna, a Secretaria Municipal de Saúde de Laguna disse que busca ainda aguarda mais informações do governo estadual sobre a confirmação da contaminação.

De acordo com a SUV-SC, foram confirmados outros seis casos: Presidente Getúlio (homem, 30 anos, e mulher, 36; ambos importados); Joinville (homens, 39 anos – autóctone; e 55, em investigação); e Chapecó (mulheres, 31 e 52 anos; autóctone).

As informações divulgadas pelo governo indicam que houve investigação epidemiológica conduzida pelas secretarias municipais de Saúde. Dois são considerados importados, pelo fato de haver histórico de viagem para o estado do Acre, na região Norte do país. Quatro são considerados autóctones pela transmissão da P.1. que já ocorre no território catarinense e o outro está em investigação de local provável de infecção.

Os sete novos casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) que enviou as amostras para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), do Rio de Janeiro, que realizou o sequenciamento genômico e encaminhou os resultados em 5 de março.

Desde a descoberta da variante brasileira, já foram confirmados 17 casos no território de Santa Catarina. São dez casos importados e seis autóctones, sendo que há um paciente em investigação.