Previous
Next

‘La Niña’ deixou verão mais ameno em SC, explica Epagri/Ciram

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Sexta-feira, 19, marca o último dia do verão no hemisfério Sul. Em 2021, a temporada considerada como a mais quente do ano foi mais amena que o habitual, tendo até registro de geada nas regiões altas do Planalto Sul.

Segundo a Epagri/Ciram, isso se dá à influência do fenômeno climático La Niña, que causa o resfriamento das águas do Pacífico e acaba fazendo uma série de mudanças nos padrões de chuva e de temperatura em todo o planeta. O La Niña ainda deve persistir no outono e vai antecipar a chegada do frio no estado.

Graças a essa presença é que o verão teve muitas massas de ar frio com intensidade moderada e chuva mais frequente no início da estação em Santa Catarina, fatores que refletiram em temperatura mais baixa durante o dia. No estado, também ocorreram episódios de precipitação acima da média, temporais, alagamentos e até deslizamentos, principalmente na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a previsão é de temperatura abaixo da média nos meses de abril e maio, que simbolizam o início do outono, estação intermediária entre o verão e o inverno.

Clima

Conforme o mesmo órgão, o avanço de uma frente fria por Santa Catarina desde quarta-feira, 17, acende o alerta para a possibilidade de temporais localizados, acompanhados de descarga elétrica, rajadas fortes de vento e granizo. Em algumas localidades podem ocorrer totais elevados de chuva em curto intervalo de tempo com alagamentos.

Nesta quinta-feira, 18, é de maior nebulosidade e com possibilidade de pancadas de chuva no decorrer do dia. No Litoral e Vale do Itajaí persistem as condições para temporais isolados, oferecendo risco baixo para desastres a pontualmente moderado nessas regiões. Já entre a sexta-feira, 19, e sábado, 20, as condições são de sol com nuvens, não são descartadas pancadas de chuva de forma pontual.