Foi publicado na tarde desta quarta-feira, 10, o extrato do contrato emergencial firmado pela prefeitura de Laguna e a empresa Mopen Manutenção para a execução do serviço de reparos na iluminação pública do município. O contrato foi assinado no último dia 1º de março e tem duração de 180 dias, prazo que pode ser estendido.
A contratação emergencial visa sanar uma necessidade urgente da cidade juliana, uma vez que não há empresa responsável desde dezembro do ano passado, quando terminou o contrato com a antiga gestora. Desde janeiro, moradores de vários bairros têm reclamado nos canais de comunicação da prefeitura referente à falta de iluminação nos postes.
Pelo serviço, Laguna desembolsará ao todo R$ 1.179.276,49, divididos em seis parcelas mensais. A empresa contratada é de Criciúma, cidade da região Carbonífera, e está ativa desde 2002, segundo dados verificados junto ao Portal de Fornecedores, do governo federal.
O Portal Agora Laguna tentou contato por telefone com os dois números localizados, mas nenhum dos dois atendeu. A reportagem também encaminhou e-mail para buscar mais detalhes sobre a gestora emergencial da manutenção, mas até a última atualização do conteúdo não havia recebido retorno.
A iluminação pública é de responsabilidade do município, que arrecada mensalmente os valores que compõem uma taxa cobrada na conta de energia, a Cosip. O valor do contrato é arcado com esse recurso.