Previous
Next

Iluminação da Ponte Anita Garibaldi traz mais cor e luz ao Canal de Laranjeiras

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Estrutura imponente erguida sobre o Canal de Laranjeiras, a Ponte Anita Garibaldi se tornou um importante elo para o transporte da região Sul. Um dos símbolos da duplicação da BR-101 em Santa Catarina, agora está iluminado – e em definitivo, pondo fim a longos períodos de escuridão no “cartão postal”. Na noite desta segunda-feira, 8, uma live cultural marcou o acendimento das luzes cênicas dos estais que voltaram a brilhar com cores como vermelho, verde, amarelo e azul.

O ato também serviu como forma de abrir as comemorações dos 200 anos de Anita Garibaldi, heroína lagunense que empresta seu nome à estrutura. A organização foi particular, através do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e CCR ViaCosteira, administradora da BR-101 Sul, desde agosto de 2020.

Para acender as luzes, a atriz lagunense Lize Souza trouxe Anita mais uma vez à vida e chegou em uma maria-fumaça histórica para falar sobre sua história e dar o comando necessário para que a ponte ficasse mais iluminada. A live também contou com apresentação de João Rodrigues Junior e do Coral das Guardiãs, e foi realizada com restrição de público, tendo apenas convidados participando presencialmente.

“Não há na história da humanidade uma outra mulher que tenha pego uma arma para lutar por quatro repúblicas em dois continentes, que teve voz ativa nas reuniões entre oficiais”, discursou o historiador Adílcio Cadorin. “É exemplo que a força da mulher supera qualquer dificuldade. Tenho admiração por todas as mulheres catarinenses que carregam consigo a força e a honra”, analisou a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido).

O bicentenário de Anita será comemorado em agosto e vai unir além do Brasil, os países Itália, San Marino e Uruguai. “Foi uma guerreira, uma mulher destemida, que bem representa a mulher brasileira. Ao mesmo tempo a gente inaugura aqui a iluminação, dando fim a um problema histórico e dando maior segurança e embelezamento para a ponte”, falou o governador Carlos Moisés (PSL).

Segundo a CCR ViaCosteira, o sistema iluminativo passou por reparos e ficará aceso definitivamente. A conta de energia é arcada pela concessionária.