Iluminação cênica de ponte será acesa de forma definitiva

Foto: Luís ClaFoto: Luís Claudio Abreu/Agora Lagunaudio Abreu/Agora Laguna/Arquivo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,828 visualizações,  12 views today

Após anos de incertezas, a iluminação cênica da Ponte Anita Garibaldi ficará ligada de forma definitiva a partir da próxima segunda-feira, 8, data que também marca o início das comemorações dos 200 anos da heroína dos dois mundos. Um ato virtual vai marcar o acendimento das luzes dos estais da estrutura inaugurada em 2015, durante as obras de duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina.

O evento virtual é organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna, e a CCR ViaCosteira, concessionária da rodovia BR-101 Sul entre Paulo Lopes e Passo de Torres. Devido às medidas de restrição referentes ao novo coronavírus, o ato não será aberto ao público e poderá ser acompanhado apenas pela internet, neste link, às 19h.

“Participar da comemoração do bicentenário de Anita Garibaldi cria para a concessionária um laço muito importante com a história e com os valores da região. Ao mesmo tempo que a inauguração do novo sistema de iluminação marca esse novo ciclo de investimentos, que já trouxe mais segurança e serviços para quem utiliza a rodovia”, diz Fausto Camilotti, presidente da CCR ViaCosteira.

O acendimento das luzes terá apresentações musicais das Guardiãs de Anita e do cantor lagunense João Rodrigues Junior (Joãozinho). “Os ensaios já estão acontecendo para que tudo ocorra com a qualidade que sempre prezamos”, frisa a diretora das Guardiãs, Ivete Scopel. “Será uma apresentação para mostrar a grandeza da nossa heroína e que também fique guardada na memória de quem assistir”, prevê o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin.

Com duração prevista de uma hora, a apresentação terá apoio do Museu Ferroviário de Tubarão e da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que cederam uma locomotiva histórica para uso no evento. “Ficamos lisonjeados pela oportunidade de participar desta importante solenidade. Celebrar o bicentenário de Anita é resgatar a nossa história, valorizando o papel de todas as mulheres, em nossa sociedade. Que pelos trilhos da Tereza Cristina possamos proporcionar uma justa homenagem à essa heroína”, declara Abel Passagnolo Sérgio, gerente de Transportes da FTC.

Iluminação ficará acesa

Cartão-postal no Sul de Santa Catarina, a ponte agora conta com um novo sistema de iluminação instalado pela concessionária CCR tem 76 projetores, gerenciados por um software que define cores e ritmos das luzes que incidem sobre os 60 estais (cabos que sustentam os 400 metros do vão central da estrutura) e sobre as duas torres de mais de 50 metros de altura onde os cabos estão ancorados. Com a iluminação, à noite, a parte estaiada ganhará visibilidade.

A ponte foi inaugurada em 2015 e conta ainda com um sistema de iluminação formado por 186 postes com lâmpadas de LED foram instalados pela concessionária ao longo dos 2.800 metros da estrutura da ponte, oferecendo mais segurança para quem trafega à noite.

Segundo a CCR, a energia elétrica consumida no trecho, inclusive na iluminação cênica da ponte, será paga pela empresa.

O bicentenário

Simbolizado através do híbrido de uma rosa criada na Itália, o projeto visa unir quatro países para comemorar e homenagear a memória e os feitos da catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi).

Nascida em agosto de 1821, ela foi uma jovem à frente de seu tempo que bravamente lutou pelos ideais republicanos ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi, destacando sua coragem nas diversas batalhas em que participou em defesa dos ideais republicanos, no Brasil, Uruguai e Itália. Esses feitos a tornaram a heroína dos dois mundos.

“Entre seus objetivos, além de preservar e difundir a memória e a história, o projeto também pretende promover o turismo internacional, de caráter histórico, cívico e cultural em todas as cidades dos quatro países que aderirem ao projeto, compondo um roteiro internacional para realização de diversos eventos que deverão acontecer, sempre em comemoração ao bicentenário”, explica o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes.

O Bicentenário de Anita Garibaldi tem coordenação do Museu e Biblioteca Renzi, na Europa, e do Instituto CulturAnita, para a América do Sul. O projeto conta com apoio de cidades catarinenses, gaúchas, italianas, uruguaias e san-marinenses.

Serviço

Inauguração da iluminação cênica da Ponte Anita Garibaldi – Evento de abertura da Programação Internacional do Bicentenário de Anita Garibaldi

Data: 08 de março de 2021

Horário: 19h

Local: transmissão ao vivo pelo Youtube – pelas medidas sanitárias o evento não terá público presencial.

Notícias relacionadas