Fundação Catarinense de Cultura publica catálogo com levantamento bibliográfico sobre Anita Garibaldi

Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 480 visualizações,  4 views today

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) homenageia Anita Garibaldi em seu bicentenário de nascimento. Trata-se do lançamento de um catálogo da Biblioteca Pública de Santa Catarina que reúne diversas matérias e artigos sobre a “heroína de dois mundos”, publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também há materiais do acervo digital da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Para fazer o download do catálogo, basta clicar neste link.

A organização do material foi feita pela bibliotecária responsável pelo setor de Santa Catarina, Helen Moro de Luca, com o objetivo de auxiliar em futuras pesquisas sobre a história de Anita Garibaldi. Entre as 5.417 ocorrências encontradas, 654 delas foram consideradas válidas, ou seja, tratavam sobre a pessoa de Anita ou familiares.

A compilação dos dados e a produção do documento também fazem parte de uma série de materiais produzidos pela FCC para a comemoração do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, celebrado em 2021.

Multimídia

Ao longo desta semana, a FCC publica curiosidades sobre Anita Garibaldi encontradas a partir da pesquisa para o catálogo. O material poderá ser conferido na página da BPSC no Facebook, no especial “Você sabia?”. Além disso, o programa Miscuta, que vai ao ar nesta segunda-feira na Rádio Udesc FM (100.1), será dedicado a Anita.

Ponte Anita Garibaldi

Ainda nesta segunda-feira, as luzes da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, serão ligadas. O evento Luzes para Anita em seu Bicentenário será transmitido ao vivo pelo link abre.ai/luzesanita, às 19h. O evento é organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e CCR ViaCosteira, concessionária que administra os 220 quilômetros do trecho sul da BR-101-SC. A empresa vai manter a estrutura estaiada da ponte acesa permanentemente. Os testes da nova iluminação ocorreram entre janeiro e fevereiro.

A Comissão Estadual

Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Notícias relacionadas