Faltando menos de 12h para ‘drive-thru’, pessoas já fazem fila no Centro

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 740 visualizações,  8 views today

A vacinação contra o novo coronavírus está marcada para começar às 8h, de sábado, 13, mas desde a noite desta desta sexta-feira, 12, já há quem guarde lugar nas proximidades do Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos.

Ao menos seis carros foram estacionados na rua para assegurar que serão os primeiros a receber a tão esperada dose do imunizante contra o coronavírus. Andréa Amorim veio de Florianópolis, após um conversa com os irmãos, para guardar o lugar para os pais, um casal do Magalhães com 80 anos de idade.

“São dois velhinhos de 80 anos e eu vim pois eles não podem ficar sem a vacina. Minha mãe tem problema de bronquite e não sai de casa há um ano. Mais tarde, por volta das 5h, meus irmãos vão trazê-los”, conta.

Darci Fernandes, 76 anos, mora no Magalhães e deve receber as doses ainda cedo. Isso porque a filha Lilian de Jesus Turíbio, que não está no grupo prioritário, já garantiu seu lugar na fila de veículos e revela que está mais ansiosa que a mãe. O pai dela, da mesma faixa de idade de Darci, também deve ser imunizado amanhã.

“Vim só para olhar e acabei ficando. Não são muitas doses e a gente tem que se vacinar”, frisa Lilian. “Tem que se prevenir”, orienta Darci, que durante a conversa com o Portal não saiu do veículo.

A vacinação contra o novo coronavírus ocorre a conta-gotas. Sem uma previsão de remessa volumosa, os municípios têm recebidos ampolas que não alcançam 500 doses e ainda têm de reservar para uma segunda aplicação. Essa ausência de prazo certo quando haverá vacina de maneira ampla acaba gerando ansiedade nas pessoas.

Gabriele Siqueira, secretária de Saúde, recorda que na última semana já havia veículos aguardando por volta das 5h e admite surpresa com o horário da formação da fila de espera para o drive-thru. A previsão é que só 13% da população acima de 75 receba as doses neste sábado, devido à escassez de ampolas.

“São pessoas que sabem que é um quantitativo menor e a gente explicou isso. A gente entende a ansiedade pela vacinação, principalmente que essa é uma das faixa etárias mais aguardadas. Mas nós também vamos fazer ações nas outras localidades para esse grupo acima de 75, com as remessas que estão chegando semanalmente”, adianta a gestora.

O mais recente carregamento com doses chegou nesta semana e Laguna espera vacinar cerca de 380 idosos com mais de 75 anos – considerando que algumas pessoas das outras faixas etárias já imunizadas ainda não receberam sua vacinação.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna