Curso de formação de aquaviários tem inscrições abertas

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 768 visualizações,  24 views today

A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna abriu inscrições para o processo seletivo para a nova turma do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ). São trinta vagas para ambos os sexos. O período de matrículas encerra em 30 de março.

O objetivo é que o aprovado ingresse na Marinha Mercante, no primeiro grupo marítimo, nas categorias de marinheiro auxiliar de convés e marinheiro auxiliar de máquinas, para atuar no nível de habilitação 1.

Após um ano de efetivo embarque e uma vez aprovado no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) poderá ascender ao nível de habilitação 2. O curso integra o Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (Prepom).

O curso não habilita o futuro aquaviário à ascensão à habilitação de nível três – para isso ele deve concluir, com aproveitamento, outros cursos. Os níveis de habilitação são estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (Normam-13/DPC).

A Capitania ressalta que o exame de seleção não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha Mercante ou na Marinha do Brasil e tem missão de definir a classificação do candidato conforme número de vagas estabelecidas.

Como se inscrever e quem pode fazer

Para participar do processo, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e ter a idade mínima de 18 anos no ato da matrícula. A escolaridade mínima requisitada é ter feito o sexto ano do ensino fundamental.

O candidato tem que apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 8. As inscrições são feitas na sede da Capitania entre 8h30 e 11h30. Veja o edital aqui.

Outras informações

Mais detalhes podem ser obtidos na sede da Capitania no horário informado e também via telefone: (48) 3644-0196 ou WhatsApp (48) 9 9107-4389 (este número recebe apenas mensagem).

Notícias relacionadas