Vídeo: PRF apreende camarão impróprio para consumo em caminhonete de Laguna

Divulgação/PRF-RS

Quase meia tonelada de camarão transportado sem condições higiênicas foi apreendida por policiais rodoviários federais na BR-290, em Eldorado do Sul (RS), distante cerca de 40 quilômetros da capital gaúcha Porto Alegre. A iguaria estava em uma caminhonete de Laguna.

De acordo com a PRF-RS, essa foi a segunda grande apreensão de pescados feita nesta terça-feira, 2. O camarão não tinha procedência e seria transportado por mais 500 quilômetros até Criciúma, já em Santa Catarina, onde seria vendido. Sem condição higiênica, o produto oferece risco ao consumidor.

A abordagem ao veículo ocorreu durante patrulhamento ostensivo na rodovia. Ao abrirem a caçamba, os policiais viram que os mais de 400 quilos estavam armazenados em sacos plásticos, sem refrigeração adequada.

O veículo era ocupado por duas pessoas: o motorista, 58 anos, e uma passageira, idade não divulgada, sendo que ambos são naturais de Laguna. O condutor disse ter pescado o camarão em Rio Grande e, portanto, não possuía a nota fiscal.

Segundo a corporação, a carga, o veículo e o condutor foram encaminhados à polícia judiciária em Guaíba.

Outra apreensão

Durante a manhã, a PRF já havia apreendido mais de 700 quilos de peixes na BR-116, em Cristal, na mesma situação. Foi durante fiscalização que os policiais abordaram uma Fiat Ducato com placas de Novo Hamburgo, e ao abrirem as portas se depararam com a carga de mais de 700 quilos de peixe.

O condutor, 26, informou aos policiais que adquiriu a mercadoria em Santa Vitória do Palmar e iria vendê-la em Novo Hamburgo. Conforme a PRF, ele não possuía documentação fiscal do carregamento e tinha sido flagrado outras duas vezes, em 2019 e em 2020, cometendo a mesma irregularidade.

Previous
Next