Três praias de Laguna terão guarda-vidas o ano todo

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 276 visualizações,  4 views today

Mar Grosso, Farol e Cardoso são as três praias de Laguna que contarão com serviço de guarda-vidas o ano todo, segundo informou nesta terça-feira, 23, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A medida vale desde a segunda-feira, 22, quando foi concluída a Operação Veraneio.

No último domingo, 21 de fevereiro, a corporação encerrou a Operação Veraneio na área dos municípios de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba, e a partir de agora começam os cuidados pós-temporada.

De acordo com o tenente Henrique Schuelter, comandante dos bombeiros da cidade juliana, é nesse contexto que entra a ativação durante todo o ano dos postos guarda-vidas nas três praias, com possibilidade de incluir, por algumas vezes, o posto de Itapirubá Sul.

“Conseguimos um incremento de recurso e vai ser possível manter o serviço ativo nos finais de semana por todo o ano na praia do Mar Grosso, prainha do Farol e Cardoso, e em alguns momentos com mais movimento, vai ser possível ativar o Itapirubá Sul. É algo inédito”, diz o oficial. Ainda segundo Schuelter, nas principais praias até a Páscoa, outras praias também devem continuar tendo os postos guarda-vidas ativados.

Nos números regionais, o índice de arrastamentos – salvamentos realizados pelos guarda-vidas quando a vítima é arrastada por uma corrente, mas sem afogamento – baixaram. Na temporada 2019/2020 foram 341 e entre 2020/2021, houve 315 registros.

Do mesmo modo, houve diminuição significativa do número de ocorrências de queimaduras causadas por águas-vivas. Na temporada 2019/2020 foram 8.628 ocorrências, já em 2020/2021 foram 316 ocorrências.

Sem afogamentos em áreas guarnecida

Para Schuelter, é destaque na operação deste ano a manutenção do índice-zero de afogamentos fatais em praias que contam com guarda-vidas. Os únicos casos infelizmente registrados foram em locais desertos, sem a presença do serviço.

“Por isso a gente bate na tecla para que a população olhe o aplicativo ‘Praia Segura’ e veja onde há guarda-vidas ativos e vá naquelas praias, pois ali a gente garante a segurança da pessoa até 200 metros do posto para cada lado. Mas não está escape de algo ruim acontecer”, orienta. Nas localidades litorâneas do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) apenas na praia Central, em Garopaba, onde há o serviço de guarda-vidas, foi registrado um óbito.

Na região de Laguna, cerca de 200 guarda-vidas civis e militares atuaram em 61 postos em 36 praias. Foram empregadas 6 moto aquáticas, 3 quadriciclos, 2 botes infláveis e 1 embarcação de resgate. “De um modo geral, a gente fica contentes com os números apresentados. É sinal que o serviço está dando resultado”, celebra.

Guarda-vidas o ano todo

Além de Laguna, o serviço de guarda-vidas estará ativo durante o ano todo nas praias do Vila e do Rosa, em Imbituba; e nas praias da Ferrugem e Central, em Garopaba.

Notícias relacionadas