Segunda dose da Coronavac será distribuída às cidades nesta terça

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom-SC

Nesta terça-feira, 2, os municípios catarinenses, incluindo Laguna e Pescaria Brava, vão começar a receber as segundas doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), que complementam as ampolas distribuídas há duas semanas.

O imunizante contra coronavírus deve ser aplicado em duas doses. Conforme a primeira remessa, Laguna receberá 275 vacinas e Pescaria Brava, 59.

As vacinas são enviadas primeiramente às 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (Udves) de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó, Criciúma, Araranguá, Mafra, Lages, Rio do Sul e São Miguel do Oeste. E estes órgãos repassam às cidades.

A nova remessa segue a deliberação dos gestores municipais e corpo técnico da secretaria estadual em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e acompanha o Plano Nacional de Imunização (PNI). A dose é aplicada na vacinação dos profissionais de saúde na linha de frente contra a Covid-19 e demais grupos prioritários.

Total recebido em Laguna

Ao todo, a cidade já recebeu um total de 494 doses de vacina contra coronavírus. Foram 210 da Covidshield (Oxford/Astra-Zeneca/Fiocruz) e 284 da Coronavac (275 doses na primeira remessa e 14 na segunda).

Laguna já aplicou 398 doses e prepara para imunizar profissionais da odontologia com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde com mais de 18 anos portadores de doenças crônicas, a partir de quarta-feira, 3.

Já Pescaria Brava recebeu um total de 112 ampolas, sendo 62 da Coronavac (59 na primeira remessa e três na segunda) e 50 da Covishield. Desse somatório, apenas 91 foram aplicadas até o momento.