SC define 2021 como ano do bicentenário de Anita Garibaldi

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 284 visualizações,  4 views today

Santa Catarina oficializou o ano de 2021 como o do bicentenário de nascimento da lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro. Com isso, são oficializadas as comemorações visam difundir a memória e a história de Anita Garibaldi e também promover e solidificar o turismo histórico, cultural e cívico no estado. As definições constam em decreto publicado nesta sexta-feira, 26.

“Santa Catarina não poderia deixar de fazer uma homenagem especial e relembrar a saga da heroína, suas lutas e conquistas na data em que completaria 200 anos”, declarou o governador Carlos Moisés (PSL).

Anita Garibaldi nasceu em 1821 na então Vila de Santo Antônio dos Anjos de Laguna. A lagunense se tornou conhecida como a Heroína dos Mundos por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Anita morreu em 1849, aos 27 anos.

“Cinquenta anos antes da república ser proclamada no Brasil, Anita empunhou armas e participou de dezenas de batalhas em prol dos ideais republicanos e para a implantação da República Catarinense, da República Rio-grandense, da República do Uruguai e da República Romana”, relata o escritor Adílcio Cadorin, diretor do Instituto CulturAnita, de Laguna, um dos promotores das comemorações dos 200 anos.

O decreto assinado por Moisés estabelece que a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) vai realizar atividades de cunho turístico e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) irá organizar o calendário de eventos relativos às comemorações.

Em 2019, o estado criou uma comissão para discutir as ações a serem implementadas para marcar o momento no estado. “Para celebrar a vida desse ícone catarinense, o Estado, por meio da FCC, prevê uma série de atividades que envolvem arte, gastronomia, história, literatura, identidade e exposições. É uma honra participar de um movimento tão importante como esse”, disse Ana Lúcia Coutinho, presidente da fundação.

Florianópolis cria comissão

Também na sexta-feira, o município de Florianópolis oficializou a criação de um comissão para organizar as comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi na capital catarinense.  O documento foi assinado pelo secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

De acordo com a portaria, são missões da comissão: fomentar ações formativas, visando promover e difundir a história de Anita e também mobilizar a rede de ensino municipal para que faça estudos e pesquisas, reverberando os 200 anos da heroína catarinense em linguagens criativas expressas em poesias, pinturas, desenhos ou outras formas que materialize esse objetivo.