Previous
Next

Rotary Internacional comemora 116 anos de fundação

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Nesta terça-feira, o Rotary International comemora 116 anos de fundação. A entidade, reconhecida como um dos clubes sociais mais tradicionais do mundo, desenvolve uma série de ações solidárias em prol de famílias de baixa rentabilidade e de instituições filantrópicas, bem como promotora de parcerias com poder público, iniciativa privada e entidades organizadas.

Atualmente é uma das organizações sem fins lucrativos mais antigas e com maior número de voluntários. São mais de 1,2 milhão de pessoas organizadas em cerca de 35 mil clubes rotários, distribuídos em 200 países e regiões geográficas do mundo.

De acordo com os dados da instituição, no Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local. Em Santa Catarina, são dois distritos (4652 e 4740) que somam mais de 3,8 mil associados distribuídos em 170 clubes. Além do Rotary, há Rotaract, Interact, Rotary Kids e também Casas da Amizade.

“Entrei no Rotary faz cinco anos e, desde então, mudou bastante minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Seja onde for, a gente ajuda as pessoas… a comunidade, tanto local quanto internacional. É uma experiência muito boa, depois que você conhece, não quer mais sair”, comenta o presidente do Rotary Club (RC) de Laguna, Ludgero Remor.

O RC de Laguna foi o primeiro a ser fundado na cidade há quase 75 anos, em abril de 1946. Na sequência, veio o RC República Juliana, criado mais recentemente em 1993. “Tenho muito orgulho em fazer parte do Rotary e os melhores motivos para ser rotariana são a oportunidade de ajudar nossos semelhantes e o bem-estar que resulta de nossas ações. Fazer o bem não favorece apenas outras pessoas. Nós também somos beneficiados”, diz Ana Paula Guimarães, presidente do clube rotário mais novo.

Rotary pode ser definido como um grupo de pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas áreas de promoção da paz, combate a doenças, fornecimento de água limpa, saúde de mães e filhos, apoio à educação, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente.

Ações desenvolvidas em Laguna

  • Rotary Club de Laguna República Juliana: Projeto Tampinha Legal, cuja arrecadação de tampinhas já reverteu em 02 cadeiras anfíbias doadas ao Corpo de Bombeiros de Laguna sendo que estão no bairro Mar Grosso e Farol de Santa Marta e ainda com o Projeto Tampinha Legal já foi comprado mais de 30 cadeiras de rodas para a comunidade. Repasse de equipamentos para hospitais e asilos da cidade, ajudas em creches e escola além de muitos outros projetos.
  • Rotary Club de Laguna: Lacre Solidário, cuja arrecadação de lacres de latinhas já reverteu em mais de 50 cadeiras de rodas para a comunidade. Repasse de equipamentos para hospitais e asilos da cidade, ajudas em creches e escola além de muitos outros projetos.
  • Ação Multiclubes: End Polio Now, compromisso assumido pelo Rotary Internacional e por seus clubes no qual visa o combate, a erradicação da poliomielite no mundo;

Saiba mais

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago (EUA), em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles desejam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.

O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.