Prevenção em dicas: Multa de trânsito

Ilustração: Evilym Lima/Editoria de Arte
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 416 visualizações,  4 views today

Sabe aquele descuido enquanto estava dirigindo? Pois é, muitas vezes isso gera uma notificação, que por fim será uma multa de trânsito.

Mas sabia que há uma saída legal, no Código de Trânsito Brasileiro, para esses casos?

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar a multa;

Basta ir ao Ciretran de sua cidade e solicitar o formulário para converter a infração em advertência com base no artigo 267 do CTB.

Leia o que diz o artigo 267: “Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa”.

Em trinta dias você receberá pelos correios a advertência por escrito. Você irá perder pontos na sua Carteira de Habilitação, mas não paga nada pela infração.

Para que a vida seja mais tranquila e equilibrada, respeite as regras, as normas e os acordos sociais;

A vida é o bem mais precioso que temos, portanto, preserve-a. Destacamos que prevenção custa mais barato que remediação!

 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

IMPORTANTE: Salve os contatos de segurança com o “aaa” (exemplo: aaa Polícia Militar) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gestor da Rede de Prevenção da PM em Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados