Deyvisonn da Silva de Souza (MDB) será o novo presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna. O nome dele é uma indicação consensual entre todos os prefeitos da região e será confirmado em assembleia na próxima sexta-feira, 12, quando ocorre a posse. O emedebista vai substituir Jailso Bardini (MDB), prefeito de Treze de Maio.
Prefeito reeleito com 73% dos votos, um dos maiores índices do Sul catarinense, caberá a ele a missão de representar os interesses regionais e liderar as cidades no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. É a primeira vez um político de Pescaria Brava assume a função.
A assembleia da Amurel para a definição da presidência e dos cargos de gestão da entidade acontece às 9h, e será também o primeiro encontro oficial dos prefeitos empossados no dia 1º de janeiro deste ano.
A Amurel fez 50 anos em 2020. Foi fundada a partir do desconforto das administrações municipais, especialmente as das pequenas cidades que se defrontavam com imensas barreiras quando queriam ver ouvidas as suas reivindicações. Entre as finalidades estão: ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, tecnológica e social dos municípios e prestar assistência técnica, administrativa, planejamento local e regional.
Perfil de Deyvisson Souza
Atual prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza foi eleito para o cargo em 2016 e reeleito em 2020. Entrou para a vida pública em 1997, atuando no gabinete do ex-deputado federal Edson Bez (MDB) e em 2002, foi designado como subprefeito de Pescaria Brava, um órgão criado pela prefeitura de Laguna para atender a comunidade, à época um distrito da cidade.
Filiado ao MDB desde a década de 2000, ele disputou sua primeira eleição em 2004, ainda em Laguna. Naquele ano, foi eleito com a maior votação para vereador, renovando o mandato quatro anos depois, chegando a ser presidente da Câmara.
Com a emancipação política de Pescaria Brava, se candidatou ao cargo de prefeito em 2012, mas não venceu. Também administrou o Porto de Laguna, quando a estrutura ainda pertencia à Companhia Docas de São Paulo (Codesp).