Policiais de Laguna já estão atuando nas fiscalizações

Divulgação/PM

Policiais militares de Laguna já estão nas ruas para intensificar ações de fiscalização sanitárias com foco na redução dos casos de contaminação e óbitos por Covid-19 após o decreto estadual publicado nesta quarta-feira, 24.

Ao todo, a cidade recebeu oito militares oriundos do Curso de Formação de Soldados 2020 que se integram à equipe do 28º Batalhão (BPM) de Laguna. Esses policiais irão incorporar ao efetivo existente nos municípios os quais serão destacados visando o fortalecimento das fiscalizações.

A 8ª Região de Polícia Militar de Tubarão, recebeu o total de 60 policiais militares, que foram distribuídos entre as unidades militares de Tubarão, Laguna, Braço do Norte, Imbituba, Jaguaruna, Capivari de Baixo e Garopaba.

Ao todo, serão atendidos 65 municípios de todas as regiões do estado nesta fase da operação. O emprego do efetivo poderá ser alterado de acordo com as necessidades apontadas pela área da Saúde. A operação Covid-19 continua acontecendo em todo o Estado com o efetivo local. Desde o início dessa operação, que totaliza 344 dias e mais de 360 mil fiscalizações realizadas em todo o estado.

O comandante da 8º RPM, coronel Jefer Francisco Fernandes, salienta a importância da operação na região, e pede a colaboração e compreensão da população para seguirem todas as orientações dos órgãos de segurança.

Em Laguna, a prefeitura informou no final da tarde desta quinta, 25, que vai seguir as orientações estaduais. “Vamos cumprir com as orientações do Estado, a fim de combater a propagação do vírus em nossa cidade”, disse o prefeito Samir Ahmad (PSL).

Decreto

O Governo de Santa Catarina publicou na noite desta quarta-feira, 24, um decreto trazendo medidas mais rígidas que devem ser adotadas por grande parte dos municípios.

Veja o decreto completo neste link.

As normas devem valer por 15 dias e atingem as praias, ônibus, academias, casas noturnas e outras atividades e entram em vigor nesta quinta-feira, 25. Os protocolos de saúde, previstos em decreto, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no estado.

Confira as normas:

  • para casas noturnas e casas de espetáculos, proibição de funcionamento em todos os níveis de risco;
  • para venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e suas lojas de conveniência entre 24h e 6h, proibição em todos os níveis de risco.
  • para o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual, redução do limite de funcionamento para 50% da capacidade do veículo, em todos os níveis de risco;
  • redução do limite de funcionamento para 25% de ocupação, em todos os níveis de risco: parques temáticos e zoológicos; cinemas e teatros; bares; circos e museus; e igrejas e templos religiosos.
  • redução do limite de funcionamento para 25% de ocupação e limitação do horário de funcionamento somente entre 6h às 23:59h, em todos os níveis de risco: eventos sociais e de qualquer natureza, inclusive os na modalidade drive-in; congressos, palestras e seminários; e feiras, exposições e inaugurações.
  • limitação do horário de funcionamento somente entre 6h às 23:59h, em todos os níveis de risco: academias e centros de treinamento; piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, sendo proibidas essas atividades aos sábados e domingos; shopping centers e centros comerciais; e restaurantes, cafeterias, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins
  • utilização de faixas de areia de praias, parques, praças, jardins botânicos, balneários e demais espaços públicos somente sem aglomeração.

Notícias relacionadas

Previous
Next