Pablo Araldi é o novo titular da Justiça Eleitoral de Laguna

Desde o final do ano passado, o juiz de direito Pablo Vinicius Araldi voltou a ficar como titular da 20ª Zona Eleitoral (ZE) de Laguna e Pescaria Brava e ficará responsável por organizar o pleito eleitoral de 2022 nestas cidades. A ata com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, que oficializa a mudança, foi publicada em janeiro.

Com quase 12 anos de magistratura, ele já atuou nas comarcas de Lages, Sombrio, Criciúma e Braço do Norte até vir para a cidade juliana. Atualmente responde pela 2ª Vara Cível da Comarca.

As primeiras ações do magistrado à frente da 20ª ZE serão focadas no julgamento das contas dos políticos eleitos e não eleitos do pleito de novembro de 2020, cujos prazos foram ampliados devido às modificações provocadas no cronograma eleitoral pela pandemia.

“Estamos com 90% das prestações prontas e acredito que possivelmente até segunda-feira próxima, a análise dos eleitos esteja concluída. Depois, iniciamos o julgamento das prestações dos candidatos que não foram eleitos e, também, os procedimentos administrativos quanto aos mesários faltosos e alguns processos oriundos da eleição municipal que estão pendentes de julgamento e seguem, agora, seu trâmite processual”, detalha o juiz.

Para o magistrado, o próximo pleito em 2022 – chamado de geral, por envolver a escolha dos representantes estaduais e federais – é mais tranquilo no âmbito da Justiça Eleitoral local. “Acaba sendo mais fácil ou mais simples de se organizar do que a municipal. Em regra, nessa eleição se faz a organização do dia da eleição e a fiscalização, principalmente, quanto à propaganda. Já os julgamentos dos processos oriundos da eleição são feitos pelo TRE e TSE [tribunais eleitorais]”.

Pablo Araldi substitui a juíza Elaine Cristina Freitas, responsável pela eleição de 2020, vista como uma das mais singulares e dificultosas, devido à pandemia do novo coronavírus. “Dou parabéns à doutora Elaine, que em conjunto com a equipe extremamente competente do Cartório Eleitoral, conseguiu fazer com a eleição transcorresse na maior normalidade possível”, reconhece o juiz.

O período do magistrado à frente da 20ª ZE encerra ao final de 2022, mas pode ser abreviado, caso ele venha a deixar a Comarca de Laguna. Devido à pandemia, o Cartório Eleitoral da cidade segue atendendo, mas com agendamento prévio pelo telefone 3644-0703.

Notícias relacionadas

Previous
Next