Nova Fazenda resgata tradição de procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes

A comunidade católica do bairro Nova Fazenda, na região Norte de Laguna, se prepara para resgatar uma tradição: a procissão marítima em honra à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da localidade. Há quase 40 anos, o translado pela lagoa do Imaruí não é realizado.

Manoel Alves Feitosa, coordenador do Conselho Pastoral (CPC), se recorda de ter acompanhado a procissão assim que chegou na comunidade três décadas atrás. Porém, a tradição foi deixada de lado nos anos seguintes e ele viu que chegou a hora de promover esse resgate.

A ideia é apoiada pela Paróquia Santo Antônio dos Anjos e pelas igrejas católicas da região Norte da cidade. “Se Deus quiser vai dar certo. A gente sabe que não vai aparecer duzentos barcos, mas se aparecer 10… 20… 30 já é um início, é o resgate da história”, afirma.

Nossa Senhora dos Navegantes foi escolhida como padroeira do bairro por ser considerada a protetora daqueles que se aventuram no mar para tirar seu sustento e cerca de 70% dos moradores da localidade vivem da pesca. São esperadas participações das comunidades católicas de Barranceira, Bentos, Perrixil, Estreito e Caputera.

“Estamos contando com a ajuda de todas pessoas que têm barco e vamos tomar todos os cuidados necessários para prevenir o contágio do coronavírus, com álcool em gel nas embarcações e dando preferência para que só pessoas da mesma família ocupem os espaços nos barcos, e uso de máscara”, detalha.

O translado marítimo vai ocorrer na tarde de terça-feira, 2, dia da padroeira. A concentração é na capela Nossa Senhora Aparecida, em Perrixil, e do porto da localidade, as embarcações partem às 15h e seguem pela lagoa do Imaruí.

A previsão é que todos os barcos atraquem no porto de Valmir Costa, em Nova Fazenda, até 17h, quando começa a santa missa em homenagem à padroeira do bairro.

Magalhães não terá procissão marítima

Já no bairro Magalhães, onde Navegantes também é padroeira, a paróquia optou por não fazer a procissão marítima para que não haja aglomeração de pessoas devido à pandemia do novo coronavírus. No dia 2, a programação prevê cerimônia de batizados às 9h, carreata com bênção pelas ruas da cidade às 10h e missa festiva com dom João Francisco Salm (bispo diocesano) às 19h.

Notícias relacionadas

Previous
Next