Governo prevê ter projeto da Ponte do Pontal pronto até dezembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,496 visualizações,  8 views today

Promessa histórica e desejo antigo dos moradores da região do Farol de Santa Marta, a popular ‘Ponte do Pontal’ entre a ilha e o núcleo urbano de Laguna começou a ser projetada. Desde janeiro, o consórcio de engenharia vencedor da licitação aberta pelo governo do Estado executa o serviço de confecção do projeto da estrutura e também da infraestrutura rodoviária necessária.

O contrato prevê 540 dias (um ano e quatro meses) para a elaboração do projeto, mas, segundo informou a assessoria da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) ao Portal Agora Laguna, o governo trabalha com a previsão de ter o projeto concluído em dezembro deste ano. Da mesma forma, a expectativa é que a obra possa começar já em 2022.

Ainda de acordo com a SIE, o projeto será feito em duas etapas: primeiro a ponte e depois o conjunto de infraestrutura complementar. “A equipe de contagens de veículos, para estudo do volume e origem-destino de tráfego, já instalou as câmeras e isso é parte da elaboração do projeto”, detalha o órgão.

O consórcio denominado Ponte Laguna é formado por duas empresas: Fares & Associados Engenharia e Única Consultores de Engenharia. A contratação do projeto de elaboração custou R$ 2.040 milhões. A confecção da planta é acompanhada por um engenheiro da SIE.

O governo diz que a ponte ajudará a desenvolver o turismo adequando a infraestrutura viária do município, de forma a expandir as atividades turísticas, melhorando a qualidade do produto ao turista, contribuindo de forma fundamental para o desenvolvimento da atividade turística no município de Laguna e região.

Atualmente, a conexão entre a cidade e a região da ilha, como o Farol de Santa Marta é conhecido, ocorre por transporte marítimo pago realizado por meio de balsa e de bote.

Notícias relacionadas