Fim de semana com chuva volumosa no Litoral de SC

Foto: André Luiz/Agora Laguna

O final de semana na região será com pancadas de chuva, forte em alguns momentos, com trovoadas isoladas e totais elevados em curto intervalo de tempo, em média de 50 a 70 mm e pontuais acima de 100 milímetros. Essa condição deve ser mais intensa com chuva mais persistente no domingo, 28, segundo alerta da Epagri/Ciram.

Um sistema de alta pressão no litoral sul do Brasil e a formação de uma baixa pressão no litoral de São Paulo, com deslocamento para o litoral catarinense no domingo, favorecem a circulação marítima em Santa Catarina.

Nesta sexta, 27, a circulação marítima favorece a variação de nuvens (em alguns momentos o sol aparece) com pancadas de chuvas, principalmente entre a tarde e noite, dos Planaltos ao litoral. Há chances da chuva ser intensa, volumosa em curto intervalo de tempo, de acordo com a Defesa Civil.

Sábado e domingo, dias 27 e 28, a variação de nuvens deixa os dias com pancadas de chuvas isoladas do Meio Oeste ao litoral, principalmente entre a tarde e noite. Há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo.

Já para segunda e terça-feira, 1° e 2, com atuação de uma área de baixa pressão alongada combinada ao aquecimento diurno favorece pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite em todo estado. A chuva deve ser mal distribuída.

Em Laguna

Sextamínima 19ºC e máxima 28ºC – Sol e pancadas de chuva à tarde;
Sábadomínima 19°C e máxima 26ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Domingomínima 20ºC e máxima 28ºC – Encoberto com chuva;
Segunda:
mínima 19ºC e máxima 27ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Veja os detalhes

Sexta-feira (26/02):
Tempo: na Grande Florianópolis e norte do estado, nebulosidade variável com chuva isolada pela manhã e em forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados, especialmente entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. No Litoral Sul, Planalto Sul e Meio-Oeste, sol e pancadas bem isoladas de chuva com trovoadas à tarde. No Oeste, sol e poucas nuvens.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral sul do Brasil e baixa pressão no litoral de SP, favorecem a entrada de umidade (circulação marítima) no leste de SC.

Sábado (27/02):
Tempo: do Planalto ao Litoral, nebulosidade variável com chuva isolada pela manhã e em forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados, especialmente de Laguna a Itapoá. No Meio-Oeste, sol e pancadas isoladas de chuva com trovoadas à tarde. No Oeste, sol com aumento de nuvens.
Temperatura: amena na faixa leste, com maior elevação no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral sul do Brasil e baixa pressão no litoral de SP, favorecem a entrada de umidade (circulação marítima) no leste de SC.

Domingo (28/02):
Tempo: do Planalto ao Litoral, mais nuvens com chuva, mais persistente no Litoral, moderada a forte em alguns momentos, com totais mais elevados, especialmente de Laguna a Itapoá devido a circulação marítima. No Oeste e Meio-Oeste, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e início da noite.
Temperatura: amena na faixa leste, com maior elevação no Oeste.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (01/03):
Tempo: na Grande Florianópolis e norte do estado, mais nuvens com chuva isolada na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia, sol entre nuvens em SC. Na tarde e noite, pancadas de chuva com risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (02/03):
Tempo: no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, nuvens e condição de chuva a partir da manhã. Nas demais regiões, sol entre nuvens com pancadas de chuva na tarde e noite. Risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado.